Em geral, quando contatamos um seguro viagem, não pensamos em utilizá-lo. Mas é preciso saber como acionar o seguro viagem, caso aconteça alguma eventualidade coberta durante o período em que você estiver fora. Veja, neste artigo, informações importantes sobre como proceder em caso de emergência coberta na sua viagem.
Como acionar o seguro viagem?
O seguro viagem, nacional ou internacional, disponibiliza contatos para atendimento em caso de necessidade de acioná-lo. Então, para saber como acionar o seguro viagem, é necessário ler com atenção a apólice de seu plano e verificar todos os canais de atendimento disponíveis.
Além disso, você precisa ter em mãos o número da apólice do seguro viagem antes de contatar a seguradora.
A apólice é um dos documentos mais importantes do viajante. Com ela, é possível comprovar a contratação, em caso de o documento ser solicitado na imigração, por exemplo, além de poder acionar o seguro viagem em caso de necessidade.
Ao falar com um atendente da seguradora, você deve contar o que aconteceu e aguardar as orientações sobre os procedimentos a serem feitos para você receber a assistência.
Como acionar o seguro em caso de emergência médica?
Você deverá entrar em contato com a seguradora, informar o ocorrido e anotar onde será o atendimento médico. É recomendado que o segurado não procure por atendimento antes de saber como acionar o seguro viagem.
As seguradoras contam com muitos parceiros pelo mundo, o que garante o atendimento presencial em caso de emergências de saúde. Assim, as seguradoras pagam as despesas relativas ao atendimento diretamente ao hospital ou à clínica e você não precisa desembolsar nada por isso (a não ser que o valor do atendimento ultrapasse o limite de sua cobertura).
Desta forma, você deverá seguir as instruções da seguradora e se dirigir ao local de atendimento informado por ela.
Como não são todos os hospitais e clínicas que atendem com facilidade os estrangeiros, a seguradora irá ajudar – e muito – o viajante, indicando o melhor local, e o mais próximo, para o seu atendimento.
O que fazer caso não seja possível acionar o seguro viagem antes de se dirigir a uma emergência médica?
Caso o segurado esteja em uma situação na qual não seja possível contatar, de imediato, a seguradora, é recomendável procurar atendimento médico por conta própria, pagar pelo serviço, guardar os comprovantes do atendimento pago e dos procedimentos realizados e depois acionar a seguradora para reportar a situação.
Desta forma, assim que possível, você deve entrar em contato com a seguradora, contar o que aconteceu e seguir as orientações para receber o reembolso.
Você deve registrar a comunicação por e-mail, a fim de formalizar a conversa, além de enviar todos os comprovantes do atendimento feito na clínica ou no hospital, pagos por você. Lembre-se de guardar, também, uma cópia de todos os documentos e comprovantes enviados.
Aguarde o prazo informado pela seguradora para receber o reembolso dos serviços pagos. A seguradora reembolsa os valores gastos com o atendimento médico até o limite do capital segurado para esta cobertura no seu plano.
Ou seja: se a cobertura de despesas médicas e hospitalares de seu plano for de 30 mil euros e seu custo médico foi de 3 mil euros, você receberá 3 mil euros. Porém, por exemplo, suas despesas forem de mais de 30 mil euros, neste caso, você receberá, no máximo, 30 mil euros de reembolso e o restante você arcará.
Como acionar o seguro para outras coberturas?
É recomendado acionar o seguro viagem assim que acontece o imprevisto coberto durante a sua viagem. A seguradora irá orientá-lo sobre os procedimentos a serem feitos. Antes, porém, é importante você verificar na apólice de seu plano se a ocorrência está coberta e qual é o limite do capital segurado do seu plano.
Em determinadas situações, como em caso de roubo ou furto coberto pelo seguro, por exemplo, será preciso fazer um boletim de ocorrência. Com o documento que comprova o ocorrido, é necessário solicitar a indenização à seguradora, enviando, por e-mail, os comprovantes dos documentos solicitados.
Canais de atendimento para acionar o seguro viagem
Os canais de atendimento para acionar o seguro viagem estão descritos na sua apólice de seguro viagem. Eles variam conforme a seguradora contratada.
Geralmente, o contato com a seguradora é feito por telefone, aplicativo ou por e-mail.
Onde comprar o seguro viagem?
Primeiramente, é necessário entender quais são as suas necessidades, para escolher o plano mais específico para você – o seguro viagem deve ser personalizado, de acordo com as especificidades de cada viajante.
O seguro viagem pode ser adquirido por meio de sites comparadores, agências de viagem e sites das próprias seguradoras.
Agora que você já sabe como escolher e acionar o seguro viagem, lembre-se sempre de ler com atenção a sua apólice de seguro viagem e de levá-la junto com você em sua bagagem de mão. Desta forma, você poderá entrar em contato com a seguradora, se algum imprevisto coberto acontecer, e viajar mais tranquilo e seguro. Boa viagem!