É primordial viajar com um seguro viagem, independentemente do seu destino. A proteção custa pouco, se você calcular o valor que gastaria, caso acontecesse algum imprevisto na sua viagem e você não a tivesse contratado. Mas o que é e como comprar um seguro viagem?
Neste artigo, vamos explicar essa questão para você, falar o que o seguro viagem não cobre, como ele funciona e quanto custa. Confira!
O que é um seguro viagem?
Seguro viagem é o serviço que vai certificar a segurança e a tranquilidade da sua viagem. Ele garante ao viajante o amparo necessário, por meio de assistência ou suporte financeiro, em caso de eventualidades que possam acontecer durante o período em que estiver fora.
Assim, ao contratar um seguro viagem, você estará coberto, caso aconteçam emergências, como: acidentes, extravio de bagagem, roubos, enfermidades, entre outras eventualidades, de acordo com as coberturas e os limites contratados no seu plano. Desta forma, você não corre o risco de gastar além do seu orçamento.
A proteção é oferecida por diversas seguradoras e serve para minimizar eventuais dores de cabeça de quem viaja a lazer, a estudo ou a trabalho.
Quais as coberturas do seguro viagem?
As coberturas do seguro viagem dependem do plano que você escolheu – a sua proteção deve ser específica para você, ou seja, de acordo com as suas necessidades.
Porém, conforme informa a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), todos os planos de seguro viagem internacional deve oferecer as seguintes coberturas:
- Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas;
- Regresso sanitário;
- Traslado médico;
- Traslado de corpo;
- Indenização por invalidez permanente por acidente durante a viagem;
- Morte em viagem (natural ou acidental).
Alguns países exigem limites mínimos de coberturas. No caso dos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, por exemplo, é necessário que o turista contrate um plano que ofereça, pelo menos, cobertura de 30 mil euros de despesas médicas e hospitalares para que ele possa entrar.
Vale dizer que quanto mais coberturas o seu plano tiver, mais completo ele será. Existem diversas outras coberturas complementares, que podem ser inseridas no seu plano, como:
- Seguro bagagem extraviada;
- Cancelamento de viagem;
- Regresso antecipado;
- Assistência jurídica;
- Cancelamento de viagem;
- Cancelamento de voo;
- Atendimento médico em casos de Covid-19;
- Cobertura para gestante, entre outras.
O que o seguro viagem não cobre?
Estão entre os imprevistos que o seguro viagem não cobre:
- Guerras;
- Vandalismo;
- Agressões;
- Contaminação radioativa e contato com radiações nucleares ou ionizantes;
- Terremoto;
- Acidentes com veículo, quando o segurado não tenha habilitação legal para conduzi-lo;
- Intoxicação por produtos químicos, alcoolismo, uso de drogas, entre outros.
É necessário ler com atenção a apólice de seu seguro viagem, para verificar todos os riscos que estão excluídos de seu plano. Em caso de dúvidas, entre em contato com a seguradora.
Como funciona o seguro viagem?
O seguro viagem deve ser contratado antes de sua viagem, seja nacional ou internacional, e conter as coberturas necessárias para o seu perfil, período de viagem e destino. Dependendo do plano, são oferecidas coberturas básicas, como despesas médicas e hospitalares, e coberturas complementares, como extravio de bagagem, por exemplo.
O seguro viagem deve cobrir imprevistos que aconteçam durante todo o período de sua viagem, desde o dia de seu embarque, até o seu desembarque.
A contratação de seu plano é feita de forma online (por meio de site comparador, agência de viagem ou site da seguradora, o que for melhor para você).
Após a contratação, você receberá, por e-mail, a sua apólice de seguro viagem. Este documento deve ser impresso e levado com você em sua bagagem de mão. Vale dizer, ainda, que ele deve ser apresentado aos agentes de imigração, caso seja solicitado.
Se ocorrer algum imprevisto coberto durante a sua viagem, você deverá entrar em contato com a seguradora, para receber as orientações sobre os procedimentos a serem feitos. A seguradora poderá oferecer assistência ou reembolso.
Caso ofereça assistência, você receberá o serviço. Se a sua apólice for para reembolso, você deverá pagar pelo serviço em uma clínica particular, por exemplo, e depois apresentar os comprovantes de pagamento, para receber o valor pago, até o limite de capital segurado da cobertura.
É de suma importância ler com atenção toda a apólice de seu seguro viagem, para entender todas as coberturas contratadas e os seus respectivos limites.
Quanto custa o seguro viagem?
- Destino;
- Duração da viagem;
- Perfil e necessidades específicas do viajante.
Na Skaii Seguros você encontra planos com um ótimo preço, a partir de R$ 10 por dia
de viagem.
Como comprar um seguro viagem?
Primeiramente, você deve entender quais são as suas necessidades, para escolher o plano mais específico para você.
O seguro viagem pode ser adquirido por meio de sites comparadores, agências de viagem e sites das próprias seguradoras. Mas a melhor maneira para comprar a sua proteção é por meio da Skaii Seguros. O site oferece uma variedade de planos acessíveis e completas. Todas as apólices oferecem acesso à Sala VIP, telemedicina 24h e descontos em várias lojas parcerias, como DUTY e outras.
Para encontrar o melhor plano para você, basta seguir o passo a passo adiante:
- Entre no site da Skaii Seguros;
- Preencha o seu nome completo, o seu e-mail e o seu telefone celular;
- Selecione o seu destino;
- Escolha a sua data de embarque e de desembarque no Brasil;
- Clique em “Buscar”;
- Confira as opções de planos disponíveis e escolha o que mais se encaixa nas suas necessidades;
- Contrate o seguro viagem de forma online, efetuando o pagamento por PIX, boleto ou cartão de crédito.
Após a contratação do seu seguro viagem, você receberá, em poucos minutos, a sua apólice por e-mail.
Agora que você já sabe o que é e como comprar um seguro viagem, contrate a melhor proteção para você e tenha uma ótima viagem!