Intercâmbio no Canadá: confira as vantagens de estudar no país

O intercâmbio no Canadá é o mais procurado por estudantes que desejam estudar no exterior. A constatação foi feita com base na pesquisa mais recente Selo Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), associação que abrange as instituições brasileiras que trabalham com intercâmbio. Confira, neste artigo, as principais vantagens de fazer intercâmbio no país. 

Vantagens do melhor destino do mundo para intercâmbio

São muitas as vantagens de fazer um intercâmbio no Canadá, o destino mais procurado por estudantes do mundo todo. Veja, a seguir, as principais delas.

Excelentes universidades 

O país possui excelentes universidades. Algumas delas, como a University of Toronto, a University of British Columbia e a McGill University estão entre as 50 melhores do mundo em 2022, de acordo com o principal ranking do tipo, o QS World University Rankings.

University of Toronto

O campus da Universidade de Toronto tem mais de 70 mil estudantes matriculados, de mais de 160 nacionalidades. Além disso, todos os cursos da universidade estão bem posicionados, com destaque para o de medicina: na escola de medicina desta universidade que foi feita a descoberta da insulina, pelo cientista Frederick Banting, ganhador do Prêmio Nobel.

University of British Columbia

A Universidade da Colúmbia Britânica (UCB) tem mais de um século de excelência acadêmica e possui dois campus (um em Vancouver e um em Okanagan), recebendo 65 mil estudantes de mais de 160 nacionalidades, com um ambiente multicultural. 

Universidade McGill

A McGill é a única universidade do Canadá que é representada no Fórum Global de Líderes Universitários do Fórum Econômico Mundial. A universidade conta com mais de 40 mil alunos matriculados, de 160 países diferentes, distribuídos em seus mais de 300 programas de estudo (graduação e pós). 

Custo de vida acessível

De acordo com o site Numbeo (consultado em agosto de 2022), o Canadá possui um custo de vida moderado e um indicador de compra elevado. Confira, de acordo com o site e com outras fontes de pesquisa, os principais gastos que compõem o custo de vida médio no Canadá para uma pessoa morar sozinha no país. 

Aluguel mensal de um apartamento de 1 quarto no centro de uma grande cidadeC$ 1.569,54
Básicos (eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água, lixo) para um apartamento de 85m2C$ 175,41 
Internet (60 Mbps ou mais, dados ilimitados, cabo/ADSL)C$ 82,02
AcademiaC$ 53,20
Transporte (passe mensal)C$ 100
Mercado C$ 300
Seguro saúdeC$ 100
TotalC$ 2.380,17

Observação: apresentamos os valores médios do custo de vida no Canadá, sem contar com os gastos com roupas, sapatos, restaurantes e passeios, por exemplo. 

O custo de vida no Canadá varia de acordo com a cidade escolhida para morar. Dessa forma, morar em Winnipeg, por exemplo, sai bem mais em conta do que em Toronto, maior região metropolitana do país e uma das mais caras do mundo. 

Além disso, o valor é diferente para quem aluga um apartamento no centro de uma grande cidade ou em uma região mais distante do centro, ou para quem aluga quarto ou mora em uma república, por exemplo. E é comum que estudantes de intercâmbio no Canadá compartilhem apartamentos ou morem em repúblicas, dividindo, dessa forma, as despesas mensais.  

Intercambistas com visto canadense de estudos podem trabalhar até 20 horas por semana. E, de acordo com pesquisas recebem, em média, C$ 1.200 mensais. 

O custo de vida é um dos componentes do índice de qualidade de vida, tópico que veremos adiante. 

Qualidade de vida

A qualidade de vida no Canadá é muito elevada. O país possui belezas naturais e oferece, entre outros benefícios:

  • Acesso à educação pública de qualidade (referência no mundo);
  • Sistema de saúde público eficiente;
  • Economia estável;
  • Boas oportunidades de trabalho;
  • Transporte eficiente e pontual;
  • Custo de vida acessível;
  • Segurança eficaz.

Dessa forma, o possui todos os requisitos para uma vida tranquila. 

Respeito à diversidade cultural

A população canadense valoriza a sua cultura e respeita as diferenças entre os povos. O Canadá está aberto a receber imigrantes de todo o mundo e é comum encontrar brasileiros, portugueses e povos de outras nacionalidades no país. Devido a toda essa miscigenação, é comum os estrangeiros se juntarem em grupos específicos, formando comunidades, quem mantêm as tradições da sua terra natal, ainda que em outro país.

Desde a gastronomia até os seus costumes, a população canadense acolhe vários povos, dispostos a se firmar no país. E, pelo fato de o Canadá ser um país multicultural, os canadenses são bem receptivos com relação aos brasileiros que fazem intercâmbio ou que estão no país por outras razões. É muito grande o respeito que os canadenses têm entre as pessoas e o cuidado com o patrimônio público.

Um dos países mais seguros do mundo

O Canadá apresenta baixos índices de violência. De acordo com o Índice Global da Paz 2022, o Canadá é o 12º país mais seguro do mundo.

É comum andar nas ruas a qualquer horário e nos transportes públicos canadenses tranquilamente. Também é comum pessoas deixarem as portas de suas casas abertas, pois as leis no país são rigorosas e funcionam. Além disso, são poucos os registros de criminalidade no país e, normalmente, eles estão relacionados à rivalidade entre grupos.  

Oportunidade de aprender dois idiomas

O Canadá tem o inglês e o francês como idiomas oficiais. E, como o país é bilíngue, é possível estudar os dois idiomas em um só intercâmbio no Canadá, seja ao mesmo tempo ou alternando-os durante os dias. Por exemplo: você pode morar em uma cidade que tem o francês como principal idioma e aprender ou aprimorar o inglês no curso de idiomas. Dessa forma, o estudante pode optar por um idioma e aprender com mais facilidade a língua secundária, pelo fato de o país ser bilíngue.

Além disso, por haver uma grande diversidade cultural no Canadá, você, consequentemente, tem contato com vários idiomas, não somente pelo intercâmbio, mas também por meio de redes de contatos. 

A importância do seguro viagem

É de suma importância a contratação de um seguro viagem intercâmbio que cubra todo o período em que você estiver fora do Brasil. Ele deve cobrir as despesas médicas e hospitalares no Canadá, além de oferecer outras coberturas essenciais para você ficar protegido durante o seu intercâmbio no país, como: repatriação sanitária, traslado médico, despesas com bagagens extraviadas, entre outros itens. 

E, para comprar o seguro viagem de acordo com as suas necessidades, recomendamos que consulte o site Seguros Promo. O comparador de seguro viagem apresenta diversas opções de planos, de diferentes seguradoras, por excelentes preços. Além disso, você pode selecionar até quatro opções de planos, para compará-las e escolher o melhor plano para você. Vale a pena conferir!

Onde traduzir os documentos necessários

É preciso verificar junto à universidade escolhida toda a documentação necessária para você fazer o intercâmbio no Canadá e traduzir os documentos solicitados. Geralmente, é solicitada a tradução certificada, para comprovar a veracidade e a qualidade do documento traduzido em relação ao original.

A melhor maneira para você fazer a tradução de documentos de forma segura é com a Yellowling, a maior empresa de traduções de América Latina. A empresa conta com uma comunidade de mais de 120 tradutores em mais de 50 pares de idiomas.

Para solicitar a sua tradução, basta fazer o seu orçamento no nosso site e:

  • Preencher os dados solicitados;
  • Enviar os arquivos que precisa traduzir;
  • Escolher o prazo de entrega;
  • Fazer o pagamento.

Os documentos serão entregues com qualidade no prazo estipulado por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *