Melhores cidades para intercâmbio na Irlanda: confira o top 5

De acordo com o Selo Belta, a Irlanda é o terceiro melhor país para realizar intercâmbio em 2022. E, se você pretende estudar no país, confira o ranking com as melhores cidades para intercâmbio na Irlanda.

Ranking das melhores cidades para intercâmbio na Irlanda

Veja, agora, o ranking das melhores cidades irlandesas para estudantes fazerem vários tipos de intercâmbio. Nossa lista foi baseada na qualidade das instituições de ensino superior (segundo o ranking QS), na qualidade de vida da cidade (com base no Numbeo) e na experiência de estudantes.

Dublin

Dublin é a capital da Irlanda, uma das cidades com maior população da ilha e onde estão situadas as melhores universidades da Irlanda, que estão com a melhor classificação no ranking QS, como: Trinity College Dublin, Universidade de Dublin, University College Dublin, Universidade da Cidade de Dublin, entre outras. Por isso, é a cidade mais escolhida por estudantes que pretendem fazer intercâmbio na Irlanda e a que ocupa a primeira colocação entre as melhores cidades para intercâmbio no país. 

Dublin é a maior cidade do da Irlanda e uma das mais antigas da Europa. Além disso, a região chama a atenção de estudantes pela qualidade de vida. De acordo com o site Numbeo, o indicador de qualidade de vida em Dublin é elevado. A cidade é rodeada por montanhas e disponibiliza fácil acesso a outras regiões da Europa, como Paris e Londres, por exemplo. E, além das facilidades, oferece atrações como a St. Patrick’s Cathedral, a tradicional fábrica da cerveja Guinness, o Dublin Castle, entre outras. 

Galway

A segunda colocação no ranking das melhores cidades para intercâmbio na Irlanda ficou com Galway, cidade irlandesa com cerca de 80 mil habitantes. Com muita cultura e arte, é ali que acontece o maior festival de artes do país e a cidade abriga diversos eventos todos os anos. É uma cidade universitária, que atrai jovens e estudantes, que buscam estudar fora do país em boas instituições, como a Universidade de Galway, e aproveitar as inúmeras oportunidades de emprego. 

A cidade, localizada no interior da Irlanda, com praias e banhada pelo Oceano Atlântico, é bem tranquila, alegre e agradável e oferece um nível de qualidade de vida muito elevado à população. Entre os principais pontos turísticos estão o Wild Atlantic Way, com passeios com belas paisagens e atividades ao ar livre e o Connemara National Park. Além disso, tem como passear com tranquilidade em lojas e pubs. 

Cork

Cork é a segunda cidade mais importante da ilha e também está entre as melhores cidades para intercâmbio na Irlanda. Ela possui uma boa infraestrutura, com grande variedade de lojas, restaurantes e cafés, pubs, baladas de diferentes estilos, além de pontos turísticos interessantes, como o Cork Butter Museum, que conta a história da manteiga, e a igreja St. Ann’s Church. 

A cidade conta com boas universidades, como a University College Cork, qualidade de vida muito elevada, excelente mobilidade e oportunidades de trabalho, também devido aos investimentos de multinacionais. Por isso, ocupa a terceira posição no ranking das melhores cidades para intercâmbio na Irlanda. 

Limerick

Limerick também está entre as melhores cidades para intercâmbio na Irlanda, apesar de nem todo mundo achar isso. Mas vamos explicar por que: a cidade, que está localizada na região centro-oeste da Irlanda, é um polo estudantil, que oferece boas universidades, como a Universidade de Limerick, além proporcionar um nível de qualidade de vida muito elevado à população e de ser um centro econômico bem movimentado.

Por esses motivos, a cidade atrai estudantes do mundo todo, que buscam fazer um intercâmbio e conseguir uma vaga de emprego mais rápido, pois, por Limerick ser uma cidade pequena, há menos concorrência. E, além de todos esses benefícios, os estudantes podem curtir os bares movimentados e as cervejarias da cidade, assim como visitar castelos e museus, como o Museu Hunt, por exemplo. 

Waterford

A pequena cidade de Waterford, com cerca de 50 mil habitantes, fica entre Dublin e Cork e se tornou uma cidade universitária, com boas instituições de ensino, como a The International School of English – ISE, e com bastantes opções para estudantes e jovens, principalmente de lazer a céu aberto, e vida cultural intensa.

A cidade proporciona excelente infraestrutura à população e custo de vida mais baixo do que as cidades mais procuradas da Irlanda para intercâmbio, como Dublin e Cork. Além disso, é ideal para quem busca uma vida mais sossegada – Waterford proporciona um nível de qualidade de vida muito elevado à população. Por isso, Waterford também está na nossa seleção das melhores cidades para intercâmbio na Irlanda. 

Por que escolher a Irlanda?

Muitos estudantes brasileiros buscam estudar na Irlanda por diversos motivos, entre eles:

  • A economia da Irlanda está em crescimento;
  • A Irlanda proporciona excelente qualidade de vida à população;
  • O país possui muitas paisagens naturais;
  • O estudante tem a possibilidade de aprimorar o seu nível de inglês, com um sotaque diferente;
  • O custo de vida na Irlanda é baixo comparado à maioria dos países europeus;
  • As leis de imigração irlandesas são mais flexíveis do que no restante da Europa: estudantes que estiverem matriculados em um curso, inclusive de idiomas, com duração maior do que 25 semanas podem trabalhar meio expediente;
  • O país oferece muitas oportunidades de trabalho;
  • O país é o maior polo tecnológico da Europa. Algumas das empresas mais conhecidas do mundo, como o Google, o Facebook e o LinkedIn estão situadas em Dublin, capital irlandesa;
  • As universidades da Irlanda entram no ranking das melhores instituições de ensino do mundo;
  • As universidades da Irlanda oferecem inúmeras possibilidades de bolsas de estudos exclusivamente para brasileiros no país.

Como fazer um intercâmbio na Irlanda?

Veja um passo a passo, de forma resumida, do que deve ser feito para fazer um intercâmbio na Irlanda.

  1. Escolha a cidade onde pretende estudar;
  2. Pesquise sobre a instituição de ensino onde pretende estudar;
  3. Escolha a universidade que ofereça o melhor programa de especialização para você e se inscreva, cumprindo os requisitos necessários, como teste de proficiência, por exemplo;
  4. Independente da cidade que escolher, é importante que, antes mesmo de embarcar, você providencie um lugar para morar durante o seu intercâmbio na Irlanda. Geralmente, as agências recomendam que você já tenha algo esquematizado para as primeiras semanas. Depois, quando já estiver mais acostumado com a cidade, será mais fácil encontrar algo mais em conta;
  5. Reúna a documentação necessária para entrar na Irlanda, como: passaporte, seguro saúde, passagem de ida e de volta, comprovante de hospedagem, matrícula na universidade e comprovação financeira;
  6. Solicite o visto de estudante no país, se for permanecer mais do que 90 dias no país: o Stamp 2, por exemplo, é o visto solicitado por estudantes de cursos que duram mais do que 25 semanas e é válido por 8 meses. Para obtê-lo, é necessário apresentar documentos, como matrícula da escola e, pelo menos EUR 3.500 em uma conta bancária irlandesa (o suficiente, de acordo com o governo, para permanecer mais de 6 meses no país);
  7. Na sua chegada à Irlanda, apresente a documentação solicitada e agende uma data na imigração;
  8. Compareça na data agendada e apresente todos os documentos solicitados para a obtenção do visto. 

Vale a pena contratar uma agência de intercâmbio?

Sim! Você pode realizar a pesquisa pelas melhores cidades para intercâmbio na Irlanda e as melhores universidades no país sozinho, verificando toda a documentação necessária e fazendo todos os trâmites burocráticos ou contratar um pacote em uma agência de intercâmbio, para facilitar a sua vida. A agência servirá como uma ponte entre o estudante e a escola de inglês ou com o governo irlandês, além de ajudar na abertura de conta em banco, no local para morar quando você chegar ao país, na busca por emprego etc. 

Dependendo da agência e do pacote contratado, é possível ter alguns benefícios, como: reforço nas aulas de inglês, passeios pelo país, atividades extracurriculares, entre outros. Além disso, por possuírem muitos contatos, os valores de cursos e passagens aéreas, por exemplo, cobrados pelas agências, podem ficar mais baratos do que comprando separadamente. 

Entre as melhores agências de intercâmbio, nós da Yellowling indicamos a West 1. A empresa possui parceria com diversas escolas e oferece programas de intercâmbio para a Irlanda, de forma personalizada, para estudantes brasileiros e latinos.

No Brasil, a West 1 possui consultores que orientam o estudante na escolha da cidade ideal, da escola e veem a acomodação mais adequada ao seu perfil. Além disso, trata de todo o processo da aplicação do seu visto e da compra das passagens aéreas. Vale a pena conferir!

Tradução juramentada dos documentos com a Yellowling

A tradução para um intercâmbio na Irlanda é a tradução juramentada para inglês. E, para realizar a tradução juramentada de alguns documentos de forma correta, evitando erros, acesse o site da Yellowling e faça um orçamento da sua tradução. Basta preencher as informações solicitadas na plataforma e enviar a documentação que precisa ser traduzida. Em apenas um minuto, você recebe o retorno, com o valor justo, a ser cobrado pelo serviço. 

Todos os seus documentos são traduzidos dentro do prazo que você estipular, com toda qualidade e segurança.

Somos a maior empresa de traduções da América Latina e contamos com uma comunidade de mais de 120 tradutores em mais de 50 pares de idiomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *