Espanha
Geral
Morar no exterior
7 de março de 2023, por Carolina Carvalho
Morar na Espanha: confira 5 vantagens e desvantagens
Milhares de brasileiros optaram por morar na Espanha para trabalhar, estudar, aproveitar a aposentadoria ou por…
Milhares de brasileiros optaram por morar na Espanha para trabalhar, estudar, aproveitar a aposentadoria ou por outro motivo. O país é um dos mais procurados por brasileiros que querem viver na Europa. Por isso, neste artigo, apresentamos para você 5 principais vantagens e desvantagens de morar na Espanha. Confira!
As principais vantagens de morar na Espanha são as seguintes:
Conforme mostra o site Numbeo*, o indicador de qualidade de vida na Espanha é muito elevado. O país oferece condições que contribuem para o bem-estar físico e psicológico da população.
A saúde pública no país é eficiente e o nível de segurança é elevado. Adultos e crianças têm liberdade de andar nas ruas espanholas com mais tranquilidade, diferentemente do que vemos no Brasil.
Além disso, quem mora na Espanha pode curtir praias, ir a parques, palácios, catedrais, museus, mercados, restaurantes, ruas de compras, entre outros lugares, pois o país é bastante diversificado.
*Numbeo: banco de dados global de contribuição colaborativa de preços e de estatísticas relacionadas à qualidade de vida, indicadores de habitação, custo de vida, entre outras.
A Espanha proporciona uma educação pública de qualidade à população, outro diferencial em relação ao Brasil. Todas as crianças e adolescentes têm direito a ter uma educação adequada.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é muito elevado no país: IDH: 0,893.
Ao contrário de muitos países europeus, que chegam a graus negativos durante o inverno, a Espanha tem um clima agradável, mediterrâneo (em grande parte do território) e não costuma nevar no país.
O transporte público na Espanha é bastante eficiente e funcional. O país possui uma extensa rede de meios de locomoção, como ônibus, trens e metrô, que são usados por turistas e residentes. Muitos deles, não possuem carro, pois, o custo é mais elevado e em diversos luares do país há poucas vagas para estacionar.
Vale destacar, também, que os moradores podem comprar um cartão de transporte público mensal, pagando um valor fixo. Ele dá direito a viagens ilimitadas nas modalidades de transporte dentro de zonas selecionadas.
Além disso, é possível utilizar o transporte público espanhol para visitar outras cidades e países dentro da Europa, com baixo custo.
De acordo com dados do Numbeo relacionados ao custo de vida, o salário líquido mensal médio de um trabalhador na Espanha (após os impostos) em fevereiro de 2023 (quando fizemos a consulta) é 1.700€.
Com esse valor, o indivíduo consegue pagar as suas contas e ter um poder de compra moderado no país, indo a bons restaurantes e comprando vinhos e produtos regionais no mercado a preços acessíveis.
Estão entre as principais desvantagens de morar na Espanha:
O mundo ainda vive os reflexos da pandemia. Mas, apesar de a média de desemprego na Zona do Euro ter recuado para 6,6% em dezembro de 2022, a Espanha apresenta uma taxa de desemprego de 13,1%, quase o dobro da média dos países do bloco, conforme mostra o site Observador.
Por isso, se você pretende morar na Espanha, recomendamos estar preparado financeiramente, para caso não consiga emprego ou já imigrar com um emprego “em mãos”.
O idioma pode ser uma barreira para quem não tem o domínio. Apesar de algumas palavras e expressões serem parecidas com o português, o espanhol é bem diferente. Por isso, quem tem dificuldade de aprender um novo idioma pode ter complicações, principalmente no ambiente de trabalho.
Desta forma, o recomendado é sair do Brasil com, pelo menos, o nível intermediário de espanhol.
O preço do aluguel nas maiores cidades espanholas é bastante elevado, principalmente se você levar em consideração o salário mínimo da Espanha, um dos mais baixos da Europa. Por isso, se você pensa em morar na Espanha e alugar um apartamento nas principais cidades do país, é preciso se planejar adequadamente e organizar bem o seu orçamento.
Caso queira economizar e não se importe em ficar distante dos grandes centros urbanos, uma dica é optar por cidades menores, com aluguéis mais baratos e, consequentemente, custo de vida mais baixo.
Quem está acostumado a sair para fazer compras aos domingos e feriados pode achar estranho que nesses dias quase nada na Espanha abre, a não ser que seja muito necessário.
Assim, o comércio espanhol praticamente fecha todo nesses dias e quem abre costuma reduzir o horário do expediente.
A saudade da família e dos amigos pode ser uma grande desvantagem de morar na Espanha, principalmente se você for muito próximo e não souber lidar com a distância física. Isso porque não é sempre que você receberá visitas de pessoas que estão do outro lado do oceano.
Ademais, há pessoas que não se adaptam à cultura e à culinária espanhola e sentem falta das programações e das comidas do Brasil.
Se você vai morar na Espanha, seja com cidadania europeia ou com visto, deve realizar a tradução de documentos para a sua viagem. E a melhor maneira de traduzi-los é com a Yellowling, a empresa líder em traduções na América Latina.
Contamos com tradutores experientes e proporcionamos qualidade nos serviços de tradução que oferecemos.
Você pode solicitar o seu orçamento no site da Yellowling e seguir o passo a passo adiante, para fazer a sua tradução.
Boa sorte na realização do seu sonho de morar na Espanha!
Postagens relacionadas
Ver todas as postagensAcompanhe nas redes sociais
Tipos de tradução
Tradução SimplesTradução juramentadaTradução certificadaTradução NAATITradução ATIOFale conosco
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados
Todo o conteúdo deste site, incluindo imagens, textos e vídeos são protegidos por direitos autorais sob os termos da lei.
É vetada a utilização de qualquer conteúdo, imagem, vídeos ou informações sem a devida autorização. Em caso de uso sem autorização, ficarão os responsáveis sujeitos as medidas legais cabíveis.
YELLOWLING TECNOLOGIA LTDA CNPJ: 40.481.490/0001-00.13