Logo Yellowling
Blog
Meus Pedidos

Canadá

15 de outubro de 2024, por Carolina Carvalho

Express Entry no Canadá: veja como funciona e mais!

O Express Entry no Canadá é uma das formas para imigrantes conseguirem morar legalmente no país.…

express-entry

O Express Entry no Canadá é uma das formas para imigrantes conseguirem morar legalmente no país. Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o Express Entry, quais são os critérios para aplicar, como aplicar e quanto tempo dura. Além disso, você verá qual é a nota de corte necessária e como funciona o inglês na pontuação do Express Entry. Confira!

O que é o Express Entry?

O Express Entry, também conhecido como Sistema Federal de Entrada Rápida no Canadá, é um programa que permite que profissionais qualificados de fora do país possam solicitar residência permanente no Canadá. É uma das mais maneiras mais conhecidas, fáceis e baratas para imigrar para o Canadá.

Trata-se do sistema online utilizado pelo governo canadense para gerenciar as solicitações de imigração de trabalhadores qualificados. Ele analisa e seleciona – por meio de pontos – o perfil de trabalhadores qualificados que pretendem ser residentes permanentes no Canadá.

Como funciona o Express Entry do Canadá?

De acordo com informações do site do governo canadense, o Express Entry no Canadá é um sistema usado para gerenciar pedidos de imigração de trabalhadores qualificados de qualquer país.

O sistema seleciona candidatos com base em um sistema de pontuação, considerando critérios como: escolaridade, experiência de trabalho no exterior, formação acadêmica, idade, proficiência em inglês e/ou francês. 

Segundo o site, existem três programas de imigração gerenciados pelo Express Entry:

  • Aula Canadian Experience (aula de experiência canadense), para trabalhadores qualificados com experiência de trabalho canadense qualificada, adquirida nos três anos anteriores à sua candidatura;
  • Programa Federal de Trabalhadores Qualificados, para trabalhadores qualificados com experiência de trabalho estrangeira ou canadense, desde que atendam aos critérios de educação e outros fatores;
  • Programa Federal de Profissões Qualificadas, para trabalhadores qualificados que são qualificados em um ofício especializado. Para isso, o trabalhador deve ter uma oferta de emprego válida ou um certificado de qualificação. 

Se você for elegível para um dos programas mencionados, também pode se inscrever pelo Express Entry para o Provincial Nominee Program. Se você for indicado, você ganhará pontos extras para que possa ser convidado a se inscrever.

Assista ao vídeo “Como conseguir a residência permanente no Canadá de forma mais rápida”, do canal “Canadá, mais que um sonho”, da Lucia, parceira da Yellowling, e entenda mais sobre como funciona o Express Entry no Canadá. 

A Lucia disponibiliza bastante conteúdo gratuito, tanto no YouTube, quanto no seu Instagram. Além disso, ela presta consultorias (ela tem bastante autoridade no meio). Caso precise de auxílio para morar no Canadá, ela é a indicação da Yellowling. 

Quais são os critérios para aplicar ao Express Entry do Canadá?

Estão entre os critérios para se candidatar aos programas de imigração gerenciados pelo Express Entry:

  • Ser um trabalhador qualificado com experiência de trabalho canadense nos três anos anteriores à sua aplicação;
  • Ser um trabalhador qualificado com experiência de trabalho no estrangeiro, desde que atenda aos critérios de educação e outros fatores;
  • Ser um trabalhador qualificado em um comércio especializado, desde que tenha uma oferta de trabalho válida ou um certificado de qualificação, entre outros requisitos.

Trata-se de um programa de pontos. Para se tornar elegível, é preciso se atentar a alguns critérios, como: idade, proficiência em inglês e/ou francês, formação acadêmica e experiência de trabalho qualificado. 

No site do governo canadense é possível simular a sua pontuação, criar o seu perfil, submeter seus documentos, receber um convite e aplicar para a residência permanente. 

Como aplicar para o Express Entry? 

Confira, a seguir, o passo a passo de como aplicar para o Express Entry no Canadá. 

Etapa 1

Primeiramente, você deve verificar se é elegível ao Express Entry. Para isso, deve responder a algumas perguntas, para verificar se você atende aos requisitos mínimos, e ler atentamente os requisitos detalhados para cada programa.

Etapa 2

Se você for elegível para um ou mais programas do Express Entry e enviar seu perfil, você será classificado no grupo do Express Entry usando o Comprehensive Ranking System (CRS).

O CRS é um sistema baseado em pontos que o governo canadense usa para avaliar e pontuar seu perfil, bem como classificá-lo no “pool” Express Entry

Para ser convidado, é necessário apresentar uma pontuação maior do que a pontuação mínima para sua rodada de convites. Você pode usar a ferramenta CRS para estimar sua pontuação.

Etapa 3

Se decidir preencher um perfil, você precisará de documentos, como resultados de testes de idioma, para mostrar que você está qualificado para o Express Entry.

Alguns documentos demoram muito para ficar prontos, então você deve prepará-los com antecedência.

Etapa 4

Seu perfil do Express Entry é onde você nos fornece informações sobre você. Se você for elegível, o governo canadense o aceitará como candidato e lhe dará uma pontuação CRS.

A Lúcia também explica o passo a passo de como criar um perfil no Express Entry. Assista ao vídeo “Faça você mesmo a abertura do seu PERFIL NO EXPRESS ENTRY – PASSO A PASSO”, que ela fez no canal “Canadá, mais que um sonho”. 

Etapa 5

Os candidatos com maiores pontuações no “pool” recebem convites para se candidatar. Se você receber o convite, terá 60 dias para enviar sua inscrição.

A maioria das solicitações completas que tenham todos os documentos comprobatórios em 6 meses ou menos serão processadas. 

É possível realizar sua inscrição inscrição através do Express Entry

Quanto tempo dura o Express Entry?

Após receber o convite para se inscrever no Express Entry Canada, o candidato tem até 60 dias para fazer o seu cadastro. 

Caso ultrapasse esse prazo, o sistema não permite mais que você realize o seu cadastro no programa. 

Vale dizer que o perfil do candidato tem validade de até um ano. Após o convite (ITA), o prazo de espera é de cerca de 6 meses para o processamento da solicitação para morar no Canadá permanentemente. 

Qual a nota de corte do Express Entry?

Para emitir os convites do Express Entry no Canadá, existe uma nota de corte, que é a pontuação mínima que o candidato deve fazer, com base no número de convites enviados. Essa nota é reavaliada periodicamente, com base nas médias dos candidatos. 

De acordo com o site do governo canadense, atualizado dia 13 de setembro de 2024, foram enviados 1.000 convites e a pontuação CRS do candidato com a classificação mais baixa convidado foi 446. 

De acordo com o site, se mais de um candidato tiver a pontuação mais baixa, o corte será baseado na data e hora em que eles enviaram seus perfis do Express Entry.

Desta forma, todos os candidatos que estão acima da nota de corte recebem o ITA e têm direito de comprovar suas informações, ou de negá-las e, desta forma, retornar ao “pool” para esperar novo convite. 

Vale frisar, novamente, que as notas de corte estão mudando constantemente. Por isso, as novas chances são periodicamente formalizadas para quem espera a sua oportunidade de conseguir a residência permanente no Canadá.

Como funciona o inglês na pontuação do Express Entry?

A proficiência em inglês e/ou francês vale no máximo 150 pontos no Express Entry no Canadá. Ou seja: você ganhará pontos no seu perfil Express Entry conforme a sua pontuação no teste de proficiência em um dos dois idiomas. 

Os testes aceitos pelo governo canadense são os seguintes:

  • IELTS Geral e CELPIP (para comprovar proficiência em inglês);
  • TEF e TCF Canadá (para comprovar proficiência em francês).

Seu nível de proficiência no idioma é avaliado conforme o Canadian Language Benchmark Level, também conhecido como CLB.

De acordo com o teste de escolha, sua pontuação pode variar. Porém, cada pontuação será convertida para um CLB específico. Veja os exemplos na tabela a seguir. 

PontuaçãoCLB provável
Nível pré-intermediário de proficiênciaEntre 5 e 6
Nível intermediário de proficiência7
Nível intermediário avançado de proficiência8
nível avançado ou fluente de proficiência9 ou mais

Onde traduzir meus documentos para Express Entry?

Para apresentar seus documentos comprovatórios em programas federais do Canadá, como o Express Entry, é necessário que eles estejam em inglês ou francês. Por isso, documentos brasileiros emitidos em português devem ser acompanhados de uma tradução profissional.

O governo canadense aceita tanto traduções certificadas feitas no próprio Canadá, como as realizadas por tradutores reconhecidos pela ATIO, quanto traduções feitas no país de origem do documento. No caso do Brasil, isso significa uma tradução juramentada.

Independentemente da opção escolhida, a forma mais prática, segura e econômica de traduzir seus documentos é com a Yellowling, a empresa nº1 do Brasil em tradução profissional de documentos oficiais.

A Yellowling é a única empresa do país que oferece tanto traduções juramentadas em diversos idiomas quanto traduções certificadas, feita por tradutores nativos e reconhecidas por órgãos internacionais, como o IRCC no Canadá.

Você pode solicitar o seu orçamento online, diretamente no nosso site. Para isso:

  • Preencha as suas informações de contato;
  • Informe o idioma de origem e de destino do documento, bem como o tipo de tradução de documentos de que precisa;
  • Anexe a documentação a ser traduzida, escolha o prazo que precisa receber a sua tradução e receba, instantaneamente, em menos de 1 minuto, o valor do serviço de tradução. 

Após o pagamento, você pode acompanhar o status de sua tradução, em tempo real. E, na data programada, você recebe digitalmente por e-mail toda a sua documentação traduzida por um tradutor qualificado. O download também estará disponível na plataforma da Yellowling.

Postagens relacionadas

Ver todas as postagens
Ver todas as postagens