Intercâmbio High School: o que é e como fazer

High School é uma modalidade de intercâmbio muito procurada pelos estudantes do Ensino Médio. Além de ganhar experiência de estudar em outro país, o intercambista tem a oportunidade de conhecer pessoas, desenvolver maturidade e adquirir conhecimento cultural. Saiba mais sobre o intercâmbio High School neste artigo. 

O que é o intercâmbio High School?

High School é a modalidade de intercâmbio escolhida por jovens que planejam estudar fora do país. É um programa multicultural, no qual o intercambista tem a oportunidade de tocar experiências com vários estudantes de outras nacionalidades e crescer, tanto pessoalmente, quanto no lado educacional, por meio de um ensino de qualidade. 

No intercâmbio de High School, o aluno, geralmente, entre 14 e 19 anos de idade, cursa um semestre, um ano acadêmico ou, até mesmo, o Ensino Médio completo no exterior. Ele tem opções de escolas públicas ou particulares, todas com ensino de alto nível. 

Como são as aulas no High School?

O dia a dia social e acadêmico durante o intercâmbio é diferente do que o estudante está acostumado no Brasil. As aulas têm uma dinâmica diferente, a maneira de ensinar e de aprender também muda e são apresentadas novas opções aulas. Nelas, é possível, por exemplo, vivenciar momentos típicos de filmes e séries, como andar no ônibus amarelo clássico dos Estados Unidos e do Canadá.

Em alguns intercâmbios dessa modalidade, é possível, ainda, que o intercambista viaje, para aprender na prática o que se está sendo estudado. Em uma passagem pela China, por exemplo, é possível aprender como criar a sua própria empresa. 

Disciplinas obrigatórias e optativas

Na escola, o estudante tem as matérias obrigatórias e pode escolher entre uma variedade de disciplinas optativas, como artes, astronomia, gastronomia ou outras, de acordo com as suas afinidades. Assim, o High School se enquadra nos perfis de diferentes estudantes. Além disso, o aluno tem a possibilidade de aproveitar as matérias escolares no Brasil.

No ensino nos Estados Unidos, por exemplo, por conta dessa flexibilidade de escolher as disciplinas que deseja cursar, as turmas acabam sendo menores, e de acordo com os níveis de dificuldade (com base na sua experiência e conhecimento), facilitando – e muito – o aprendizado.

Aulas mais interativas

De acordo com depoimentos de intercambistas do High School, as aulas no país geralmente são mais interativas e dinâmicas do que as no Brasil e o aluno é motivado a participar de discussões e expor a sua opinião (no Brasil, é comum os estudantes participarem de palestras, nas quais os professores falam e os alunos escutam).

Assim como no Brasil, as escolas no exterior preparam o aluno para entrar nas universidades. As escolas americanas, por exemplo, disponibilizam aplicativos e sites para ajudar os alunos a se preparar melhor para a sua candidatura às universidades.

Como faço para fazer um intercâmbio High School?

Para fazer o intercâmbio High School, é necessário que o jovem tenha (geralmente) entre 14 e 19 anos e meio de idade até a data do seu embarque e que esteja cursando o Ensino Médio no Brasil ou tenha acabado de se formar.

Normalmente, o estudante deve realizar um teste de idioma e entrevistas antes de fazer a matrícula em uma escola no exterior. Isso porque é necessário que ele possua conhecimento a partir do nível intermediário para cursar o Ensino Médio fora do Brasil.

Além disso, o jovem deve verificar as regras exigidas por cada país e tirar visto de estudo, se desejar vivenciar essa experiência. 

Destinos mais procurados para intercâmbio High School

O Canadá e os Estados Unidos são os destinos mais procurados por intercambistas brasileiros que desejam cursar programas de High School. 

High School no Canadá

O Canadá é um dos países mais multiculturais do mundo, com excelente qualidade de vida, principalmente em cidades como Toronto, Vancouver, Montreal, Ottawa e Quebec.

Durante esse tipo de intercâmbio no Canadá, o estudante tem a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional, em um país bilíngue. Em muitas escolas do país, o intercambista participa de aulas de inglês e de francês. Além disso, depois de realizar o High School no Canadá, é possível aproveitar as matérias acadêmicas no Brasil.

High School nos Estados Unidos

Nova York, Los Angeles, Boston, Chicago e San Francisco estão entre as melhores cidades para intercâmbio nos Estados Unidos. E o High School nos EUA é um dos programas mais procurados por jovens brasileiros que planejam cursar o Ensino Médio no exterior e conhecer, de perto, o sonho americano, estudando em escolas com excelente infraestrutura e qualidade. 

O High School nos Estados Unidos é multicultural e com ele é possível conhecer pessoas de várias regiões além de trabalhar o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. As matérias escolares cursadas durante o seu intercâmbio também podem ser aproveitadas no Brasil. 

Além do Canadá e dos Estados Unidos, países como Nova Zelândia, Austrália, Bélgica, Inglaterra e Irlanda estão entre os melhores países para intercâmbio High School.

Onde fazer as traduções de documentos

Se você vai realizar um intercâmbio High School, provavelmente deverá traduzir alguns documentos para morar fora do país e fazer a sua matrícula em uma escola internacional. A documentação necessária varia de acordo com o país de destino. 

Para realizar a tradução certificada ou a tradução juramentada de seus documentos e, assim, eles sejam válidos no exterior, acesse o site da Yellowling e solicite o seu orçamento online, de forma intuitiva e simples. Em apenas um minuto, você receberá o valor justo, a ser cobrado pela tradução de que precisa. 

Depois de efetuar o pagamento, você receberá os seus documentos traduzidos com qualidade, no prazo estipulado. Vale a pena contar com a Yellowling, a maior empresa de traduções da América Latina! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *