fontana di trevi, na Itália

Melhores pontos turísticos na Itália: veja o top 10

De acordo com o último Barômetro Mundial de Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgado em maio de 2023, a Itália é o 5º país mais visitado do mundo, tendo Roma, Florença, Milão e Veneza como destinos preferidos dos turistas. E, neste artigo, vamos apresentar para você os 10 melhores pontos turísticos na Itália. Confira!

Ranking dos 10 melhores pontos turísticos na Itália

Com bastante história, arte, cultura e paisagens incríveis, a Itália é um destino imperdível para os viajantes. Veja, a seguir, os 10 melhores pontos turísticos na Itália, que não podem ficar de fora de seu roteiro na sua viagem para a Itália

  1. Coliseu de Roma

O Coliseu de Roma, ou Anfiteatro Flaviano, é um dos principais símbolos de Roma e um dos monumentos mais famosos do mundo todo. O Coliseu foi incluído pela Unesco na como Patrimônio da Humanidade. Além disso, foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.

Localizado no centro de Roma, próximo ao Fórum Romano, o anfiteatro icônico e antigo foi construído na Antiguidade (no século I – cerca de 70 d.C.). Ele é um é um grandioso monumento histórico e arquitetônico com formato cilíndrico, sendo um dos maiores exemplos da arquitetura romana. 

O monumento era usado para espetáculos públicos, como jogos de gladiadores e peças de teatro, por exemplo. Com capacidade para cerca de 50 mil espectadores, o anfiteatro era um local de entretenimento e exibição de poder do Império Romano. 

Atualmente, você pode visitar o Coliseu e explorar o seu interior, que engloba as áreas onde ocorriam as lutas. Além disso, há exposições que retratam a história e a importância do local.

Monte Palatino e Fórum Romano

No mesmo dia de sua visita ao Coliseu é possível ir no Palatino e ao Fórum Romano. O ingresso do Coliseu dá direito a ir nesses dois grandes pontos turísticos de Roma e um fica do lado do outro.

  1. Fontana di Trevi

Localizada no centro da cidade de Roma, a Fontana di Trevi é a mais famosa entre as fontes romanas. A exposição terminal do aqueduto Vergine é o único dos antigos aquedutos em uso contínuo até os dias atuais.

Com uma imponente fachada, a fonte foi projetada no século XVIII e conta com esculturas que retratam o oceano e figuras mitológicas. 

De acordo com a tradição, quem jogar uma moeda na fonte com a mão direita sobre o ombro esquerdo voltará a Roma um dia. 

  1. Basílica de São Pedro

Localizada na cidade do Vaticano, a Basílica de São Pedro é uma das igrejas mais imponentes e sagradas do cristianismo. A basílica é considerada a maior igreja do mundo e um dos pontos de peregrinação preferidos de católicos.

O monumento é um exemplo da arquitetura renascentista e barroca. Sua construção teve início em 1506 e a basílica levou mais de 100 anos para ser concluída. Artistas e arquitetos renomados, como Michelangelo e Gian Lorenzo, contribuíram para a sua construção. 

A Basílica de São Pedro conta com uma fachada impressionante, com colunas, estátuas e um imponente frontão triangular. Além disso, o interior da igreja também chama atenção, contendo uma nave ampla, capelas laterais e uma série de obras de arte, como a escultura “Pietà”, de Michelangelo. No centro da igreja encontra-se o Altar da Confissão, com o suposto local do túmulo de São Pedro.

Vale dizer que a Cúpula é uma das principais atrações da Basílica de São Pedro e os visitantes podem subir até o topo, para desfrutar de uma vista panorâmica de Roma.

A Basílica de São Pedro também abriga outras áreas, como a Capela Sistina, conhecida por seus afrescos de Michelangelo, incluindo o icônico “Juízo Final”. Além disso, em frente à basílica fica a Praça de São Pedro, uma das praças mais conhecidas do mundo.

  1. Catedral de Milão

Localizada no coração de Milão e conhecida como Duomo di Milano (em italiano), a Catedral de Milão também está entre os melhores pontos turísticos na Itália a visitar. A obra-prima arquitetônica é uma das catedrais góticas mais impressionantes e conhecidas do mundo.

A construção da catedral teve início em 1386 e demorou séculos para ser concluída. Sua arquitetura imponente contém diversas torres, das quais a mais alta, a Torre del Filarete, oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.

O interior da Catedral de Milão é também impressionante, com uma nave espaçosa, colunas elegantes e vitrais coloridos. Vale dizer que uma das características mais conhecidas deste ponto turístico é o Altar-Mor, que é decorado com um dossel em forma de baldaquino em bronze dourado.

  1. Torre de Pisa

Localizada na cidade de Pisa, na região da Toscana, na Itália, a Torre de Pisa é um famoso campanário, conhecido por sua inclinação característica, sendo um dos melhores pontos turísticos na Itália e no mundo. 

Sua construção teve início em 1173 e o monumento foi concluído em 1372. A torre de Pisa é feita de mármore branco e tem uma altura de cerca de 55,9 metros. Ela tem 8 andares e apresenta arcos, colunas e detalhes arquitetônicos em estilo românico. Além disso, a torre possui uma inclinação de aproximadamente 3,97 graus em relação à vertical. 

É possível subir até o topo da Torre de Pisa (294 degraus) e desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. 

  1. Ponte dos Suspiros de Veneza

Veneza é uma cidade única, famosa por seus canais e gôndolas românticas. E a Ponte dos Suspiros, que liga o Palácio Ducal ao prédio onde funcionava a antiga prisão de Veneza pelo Rio di Palazzo, é um dos pontos turísticos mais populares da Itália. A ponte foi construída no início do século 17 e é famosa por sua arquitetura e beleza romântica.

 O nome “Ponte dos Suspiros” se dá pelo fato de que era a última vista que os prisioneiros tinham do mundo exterior antes de serem levados à prisão, daí o “suspiro de lamentação”.

A ponte é composta por pedra branca, tem um design barroco veneziano e é decorada com detalhes arquitetônicos, incluindo arcos e janelas com grades de pedra.

  1. Teatro alla Scala

Localizado em Milão, o Teatro alla Scala é uma das mais famosas casas de ópera do mundo e também um dos melhores pontos turísticos na Itália. Além de ópera, o teatro recebe, ainda, apresentações de balé e concertos sinfônicos.

O teatro foi inaugurado em 1778 e tem uma arquitetura neoclássica impressionante. O interior do local é ricamente decorado e tem uma acústica excepcional. Por isso, é considerado um dos melhores teatros para apresentações musicais ao vivo. 

O teatro também abriga um museu dedicado à sua história, com exposições sobre ópera, trajes históricos, cenários, entre outros itens de interesse artístico.

  1. Galleria degli Uffizi

Uma das mais antigas galerias do mundo, a Galleria degli Uffizi, fica no Palazzo degli Uffizi, em Florença. O renomado museu de arte foi fundado em 1581 e abriga uma vasta coleção de obras de arte renascentista e barroca.

A coleção da Galeria Uffizi inclui obras de artistas renomados, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli, Rafael, entre outros. 

O local abriga obras-primas, como “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, uma das pinturas mais icônicas do Renascimento, “Anunciação” de Leonardo da Vinci, entre outras valiosas.

É possível explorar as salas dedicadas à pintura florentina, à escultura, à arte holandesa, entre outras.

Em Florença, vale a pena visitar outros pontos turísticos, como a Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo) e a Ponte Vecchio.

  1. Arena de Verona

Construída no século 1 d.C. e localizada em Verona, a Arena de Verona é um dos anfiteatros romanos mais bem preservados e é um importante ponto turístico e cultural. Assim como o Coliseu de Roma, o local era palco de lutas entre gladiadores.

Com capacidade para 15 mil espectadores, atualmente, a Arena de Verona é conhecida principalmente por suas produções de ópera ao ar livre, além de espetáculos de dança, shows, eventos teatrais, festivais e muitos outros. 

  1. Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é uma região deslumbrante na costa sul da Itália, com penhascos íngremes, mar azul-turquesa nas praias paradisíacas, vilarejos coloridos e vistas deslumbrantes do mar Mediterrâneo.

A costa tem extensão de aproximadamente 50 km, entre as cidades de Sorrento e Salerno, e é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997. 

A Costa Amalfitana é uma preciosidade da Itália, oferecendo a combinação ideal de beleza natural, cultura e estilo de vida. O destino é perfeito para quem busca paisagens deslumbrantes e momentos inesquecíveis à beira-mar.

Tradução juramentada é com a Yellowling

Gostou das nossas dicas dos melhores pontos turísticos na Itália? Saiba que geralmente não é preciso realizar a tradução de documentos para fazer uma viagem a turismo para a Itália. 

Mas, se você quiser morar na Itália e verificou que tem direito à cidadania italiana para morar no país sem solicitar um visto, é necessário fazer a tradução juramentada italiano de seus documentos, para que eles sejam válidos e você possa dar entrada no processo de cidadania. 

E o melhor lugar para você fazer a tradução de documentos com qualidade, segurança e economia é com a Yellowling, a maior empresa de traduções da América Latina. 

Você pode fazer o orçamento online em nosso site. Enviamos o valor para você em até 1 minuto. Após efetuar o pagamento, você pode acompanhar o andamento da sua tradução no portal do cliente e, no prazo que você escolheu, enviamos todos os seus documentos traduzidos, sem burocracias. 

Vale a pena usar a Yellowling sempre que precisar traduzir seus documentos!