Mestrado no exterior: conheça os melhores países para estudar

Há muitas vantagens em fazer um mestrado no exterior. E, se você pensa em estudar fora do Brasil depois de concluir a sua graduação, nos acompanhe neste artigo, pois aqui vamos mostrar quais são as principais vantagens de fazer a sua especialização no exterior e quais são os melhores países para fazer mestrado. 

Lista com os melhores países para mestrado: top 10

Os melhores países para mestrado dependem do curso que você está querendo fazer, e o QS World University Rankings por Disciplina 2022 é um dos principais rankings, que mostram as universidades que estão com a melhor classificação para cursos de graduação e pós-graduacão. 

No geral, os Estados Unidos e o Reino Unido lideram a lista dos melhores países para mestrado. Em quase todas as disciplinas os dois países têm diversas universidades entre as melhores do mundo. 

Confira, a seguir, os países que são mais recomendados para mestrado no exterior. 

  1. Estados Unidos, com instituições como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Stanford, a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), a Universidade de Chicago, entre outras;
  2. Reino Unido, com a Universidade de Oxford, a Universidade de Cambridge, Colégio Imperial de Londres, a UCL, entre outras;
  3. Suíça, com a ETH Zurique, a EPFL, entre outras;
  4. Singapura, com a Universidade Nacional de Singapura (NUS), a Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura (NTU), entre outras;
  5. Holanda, com a Universidade de Wageningen, a Universidade de Tecnologia de Delft e a Universidade de Amsterdã, por exemplo;
  6. China, com a Universidade de Pequim, a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Fudan, por exemplo;
  7. Canadá, com a Universidade de Alberta, a Universidade McGill, a Universidade de Toronto e a Universidade da Colúmbia Britânica entre as de maior destaque no país;
  8. Austrália, com a Universidade de Melbourne, a Universidade de Sidney e a Universidade de Adelaide, por exemplo;
  9. França, com o INSEAD e a Escola de Administração HEC Paris, por exemplo;
  10. Alemanha, com a Universidade Técnica de Munique, a Ludwig-Maximilians-Universität München e Eberhard Karls Universität Tübingen, por exemplo.

Observação: como dissemos, o melhor país para mestrado depende da disciplina que você escolheu para cursar. No ranking QS são discriminadas 51 disciplinas, e a lista dos melhores países apresentada é apenas uma visão geral que fizemos com os países que têm as melhores universidades para pós-graduação e que oferecem mais vantagens para o estudante, como: bolsa de estudo, isenção de taxa de matrícula e de anuidade por exemplo, dependendo do país, do programa e de outros fatores.

Se você busca fazer um intercâmbio na Austrália, na Nova Zelândia, na Irlanda ou Canadá, indicamos a agência West 1, para ajudá-lo em todo o processo, desde a escolha da cidade ideal, até a sua solicitação de visto. A empresa possui parceria com várias escolas e oferece programas de intercâmbio para esses países, de forma personalizada, a estudantes brasileiros e latinos e ainda disponibiliza apoio ao estudante no destino. Vale a pena conferir!

Como se candidatar ao mestrado no exterior

Primeiramente, o estudante deve escolher o país com o qual ele mais se identifica e a universidade que ofereça o melhor programa de mestrado no exterior de acordo com a sua área e com o que busca. Depois, é preciso que analise quais são os requisitos de admissão que a instituição exige, pois eles variam de acordo com o país e a universidade.

No entanto, a maioria das instituições de mestrado no exterior exige:

  • Carta de motivação e de recomendação;
  • Histórico escolar com a graduação completa;
  • Pesquisas e projetos realizados durante o curso de graduação;
  • Textos sobre as suas experiências de vida;
  • Fluência em inglês ou no idioma local (será comprovada por meio de exames de proficiência);
  • Currículo acadêmico e profissional.

É válido ressaltarmos, aqui, que o estudante deve ficar atento ao período de inscrições, para não perder a oportunidade de candidatura. 

Vantagens de fazer mestrado no exterior

Estão entre as principais vantagens de fazer mestrado no exterior:

  • Ter vivência no exterior, experimentando uma nova cultura;
  • Adquirir experiência internacional;
  • Desenvolver e ganhar fluência em outro idioma;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Ter mais chances de conquistar uma boa vaga de emprego em outros países;
  • Potencializar as suas habilidades de liderança, autonomia, autoconfiança, responsabilidade e proatividade;
  • Estudar em uma instituição renomada mundialmente e melhorar o seu currículo;
  • Realizar atividades extracurriculares;
  • Aumentar o seu networking, entre outras. 

Tradução juramentada dos documentos com a Yellowling

Na hora de fazer a tradução juramentada ou tradução certificada de documentos para ingressar em um mestrado no exterior, você pode contar com a expertise da Yellowling, a maior empresa de traduções da América Latina, número 1 em inovação. Contamos com tradutores qualificados e trabalhamos com prazos flexíveis. 

Fazemos traduções de forma segura e sem burocracias. Além disso, é possível fazer orçamento em menos de 1 minuto em nosso site. Experimente!


Veja também o artigo que fizemos com os melhores países para intercâmbio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *