Se você pretende realizar um intercâmbio na Ilha Esmeralda, é essencial saber informações sobre como validar diploma na Irlanda, quanto custa a validação, quais são as profissões regulamentadas no país e a importância da tradução juramentada em inglês de seus documentos acadêmicos.
Fizemos este artigo, para esclarecer tudo isso para você!
Preciso validar diploma na Irlanda?
Sim. Se você planeja realizar um intercâmbio na Irlanda ou trabalhar na sua área no país, é necessário validar o seu diploma.
Para isso, você deverá dar entrada no processo de validação de diploma ainda no Brasil ou levar os seus documentos em um cartório na Irlanda e solicitar uma cópia certificada.
Mas atualmente o processo de validação de diploma na Irlanda não é tão complexo quanto em outros países europeus. Vamos explicar tudo adiante.
Como validar diploma na Irlanda?
Para a maioria dos cursos, é simples o processo de reconhecimento de diploma brasileiro na Irlanda. Basta você verificar o seu nível de graduação e realizar a inscrição no curso que deseja fazer no país, pois as universidades acessam o documento automaticamente, conforme explica o órgão que analisa os diplomas estrangeiros, o Quality and Qualifications Ireland (QQI).
No site do QQI é possível encontrar uma lista com diversas qualificações e tipos de diplomas que são reconhecidos na Irlanda. Eles estão listados em níveis, de acordo com a formação.
Caso você possua alguma das graduações discriminadas no site (por exemplo, título de bacharelado), basta fazer o download da declaração de comparabilidade e imprimi-la.
O reconhecimento é feito pelo centro nacional de reconhecimento acadêmico da Irlanda, o National Academic Recognition Information Center (NARIC).
Como validar diploma na Irlanda se a qualificação não estiver na lista do QQI?
Se a sua qualificação no Brasil não estiver na lista do QQI, você pode passar por um pouco mais de burocracia para validar diploma na Irlanda.
Por isso, é necessário que você separe a seguinte documentação:
- Cópia de seu diploma original, juntamente com a tradução juramentada para o inglês do documento;
- Cópia do seu histórico acadêmico com as matérias cursadas e suas respectivas notas, juntamente com a tradução juramentada do histórico escolar com as matérias cursadas e notas;
- Documento que comprove mudança de nome, se necessário;
- Cópia de seus documentos de graduação, em caso pretenda cursar uma pós-graduação, por exemplo;
- Formulário de aplicação preenchido, disponível no site do QQI;
O prazo estimado para o órgão analisar a sua documentação é de 12 semanas. O contato é feito por e-mail, informando se o seu diploma foi reconhecido ou não.
Se você for iniciar o processo no Brasil, entre em contato no endereço [email protected] e solicite a verificação de sua documentação. Coloque no assunto do e-mail “seu nome + Qualification Recognition Advice”.
Mas, se você já estiver na Irlanda e a sua formação não for reconhecida como equivalente no país, você deverá procurar uma sede do NARIC para apresentar os documentos obrigatórios para o reconhecimento.
Quanto custa a validação de diploma na Irlanda?
Se o seu curso já estiver na lista do QQI e a sua profissão não estiver na lista das profissões regulamentadas, seu gasto será somente com a tradução juramentada de seus documentos.
O valor varia de acordo com a empresa contratada para realizar esse serviço, com o número de laudas e/ou caracteres (de acordo com a empresa escolhida), entre outros fatores.
Para saber, ao certo, o valor da tradução juramentada em inglês do seu documento, recomendamos que você faça um orçamento online, diretamente na plataforma da Yellowling, empresa segura e econômica.
Na Irlanda, uma cópia certificada fica em torno de 20 euros (pouco mais de R$ 100 na cotação de novembro de 2023).
Profissões regulamentadas na Irlanda
Algumas profissões são regulamentadas na Irlanda. Desta forma, para você atuar em uma delas no país, é necessário validar diploma na Irlanda e se inscrever no órgão específico que regulamenta a sua profissão no país.
Confira, a seguir, algumas profissões regulamentadas na Irlanda:
- Advogado;
- Arquiteto;
- Contador;
- Dentista;
- Enfermeiro;
- Farmacêutico;
- Fisioterapeuta;
- Fonoaudiólogo;
- Médico.
É de suma importância consultar a lista completa das profissões regulamentadas e saber qual é o órgão responsável pela sua profissão. Assim, você poderá entrar em contato diretamente com eles, para se informar sobre como é para se registrar, para estar legalizado para trabalhar na Irlanda.
Tradução juramentada em inglês com a Yellowling
Viu como é simples validar diploma na Irlanda? A tradução juramentada em inglês de seus documentos é primordial no país.
E, para fazê-la com qualidade, segurança, rapidez e economia, opte por contratar os serviços da Yellowling. Somos a maior empresa de tradução de documentos da América Latina e contamos com profissionais experientes.
Você pode solicitar o seu orçamento online, diretamente na nossa plataforma, e receber retorno em menos de 1 minuto. Para isso:
- Insira as suas informações de contato;
- Preencha o idioma de origem e de destino do documento, bem como o tipo de tradução de documentos de que precisa (tradução juramentada em inglês);
- Anexe a documentação a ser traduzida e escolha o prazo que precisa receber a sua tradução.
Após o pagamento, você pode acompanhar o status de sua tradução, em tempo real. E, na data programada, você recebe digitalmente por e-mail toda a sua documentação traduzida por um tradutor juramentado qualificado. O download também estará disponível na plataforma da Yellowling.
Todo o processo é feito de maneira prática e sem burocracias. Vale a pena usar a Yellowling sempre que precisar fazer a tradução de documentos! Boa sorte!