Visto de investidor na Austrália: como aplicar e quais os benefícios

visto-investidor-australia

Existem muitas maneiras de imigrar para o país dos Cangurus, e o visto de investidor na Austrália é uma delas. O visto de investidor é destinado a pessoas que realizam negócios e atividades de investimento na Austrália. Com o documento em mãos, é possível permanecer no país por tempo indeterminado.  

Neste artigo, vamos mostrar para você o passo a passo de como solicitar esse tipo de visto, quais são os documentos necessários, o que precisa traduzir e quais são os benefícios do visto de investidor no país. Confira!

Requisitos de elegibilidade para o visto de investidor na Austrália

De acordo com o site da Embaixada Australiana, para se inscrever como requerente principal ao visto de investidor na Austrália você deve ter um visto qualificado concedido em uma base específica. Desta forma, é necessário cumprir os seguintes requisitos para se candidatar a esse visto australiano:

Passo a passo para tirar o visto de investidor para a Austrália

Veja, agora, o passo a passo a ser feito para solicitar o visto de investidor para a Austrália.

Passo 1: Antes de aplicar

Primeiramente, deve preencher o Formulário 927 Notificação de estado/território: classe de habilidades de negócios e enviá-lo para a Agência de Desenvolvimento de Negócios no estado ou território no qual você pretende continuar sua atividade de investimento. É possível enviá-lo para mais de uma agência.

A agência assinará, carimbará e enviará de volta para você. Você deverá incluir este formulário preenchido com o seu pedido de visto.

Passo 2: Reúna seus documentos

Você deverá fornecer à Embaixada Australiana documentos que comprovem sua identidade, além de informações sobre seus negócios e atividades de investimento. Também será necessário apresentar documentos sobre os membros de sua família.

Lembre-se de que todos os documentos que não estiverem em inglês devem ser traduzidos para o idioma e de guardar uma cópia de sua inscrição preenchida.

Tradução certificada NAATI

Tradutores na Austrália devem ser credenciados pela Autoridade Nacional de Credenciamento para Tradutores e Intérpretes (NAATI).

Tradutores fora da Austrália não precisam ser credenciados. Mas em cada tradução, eles devem incluir:

  • Nome completo;
  • Endereço e telefone;
  • Qualificações e experiência no idioma que está traduzindo.

Esses detalhes devem estar em inglês.

Passo 3: Solicite o visto

Para solicitar o visto de investidor na Austrália, você deverá pagar a taxa de inscrição antes de enviar a sua candidatura. Vale informarmos que a sua inscrição deve incluir comprovante de pagamento da taxa de inscrição, assim como toda a documentação de suporte relevante.

O pedido só é processado pela Embaixada Australiana após o pagamento da taxa e você pode consultar o formulário 47BU sobre como calcular e realizar o pagamento dessa taxa.

Você deve postar ou enviar por Correio a sua inscrição para o Adelaide Business Skills Processing Centre. 

Endereço postal

Centro de Processamento de Habilidades Comerciais de Adelaide

Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras

GPO Box 2399

Adelaide SA 5001

Austrália

Endereço do Correio

Centro de Processamento de Habilidades Comerciais de Adelaide

Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras

Nível 4

70 Franklin Street

Adelaide SA 5001

Austrália

Você precisará estar na Austrália quando a Embaixada receber a sua inscrição para o visto. 

Passo 4: Depois de aplicar

A Embaixada Australiana irá avisá-lo quando receber a sua inscrição e você deve viajar para a Austrália depois de solicitar o seu visto de investidor na Austrália. 

Observação: não é necessário informar se pretende viajar para fora da Austrália enquanto o seu pedido for processado. Porém, para obter esse visto, você deve estar no país quando a Embaixada Australiana tomar uma decisão. Se sua família fizer parte do requerimento, ela pode estar dentro ou fora da Austrália quando a Embaixada tomar uma decisão.

Se você sair da Austrália, certifique-se de ter um visto válido para retornar. Para ver se você pode retornar com seu visto atual, verifique VEVO.

Exames, biometria e informações extras

A Embaixada Australiana também poderá informá-lo se precisará de exames de saúde, biometria ou mais informações suas, para deferir o seu pedido. 

É primordial permanecer dentro da lei australiana, mantendo o seu visto válido enquanto a Embaixada Australiana processa a sua inscrição. 

Segunda parcela da taxa de inscrição

Neste momento, você poderá ter que pagar uma segunda parcela da taxa de inscrição. A Embaixada Australiana enviará uma fatura depois que você cumprir todos os outros requisitos para o visto.

Inclusão de familiares e correção de informações

Você poderá adicionar membros da sua família à sua inscrição após a sua solicitação, mas antes de a Embaixada Australiana decidir sobre o seu visto.

Você deverá, ainda, informar a Embaixada caso verifique que houve algum erro na sua inscrição ou se algo mudou desde a sua aplicação, como nascimento de uma criança, seu estado civil, seu e-mail, seu telefone ou outra informação. 

Passo 5: Resultado do visto

Você pode estar dentro ou fora da Austrália quando a Embaixada Australiana decidir sobre a sua solicitação de visto. Porém, você deve estar dentro da Austrália se a decisão for conceder-lhe um visto. 

Você receberá a decisão por escrito. Caso receba a concessão do documento, a Embaixada Australiana informará: 

  • Seu número de concessão de visto;
  • A data de início de seu visto;
  • Suas condições de visto, se aplicável.

Guarde cópia da decisão.

Caso o seu visto seja recusado, a Embaixada Australiana informará o motivo da recusa e se você tem direito a uma revisão da decisão.

Atenção! A taxa de inscrição do visto de investidor na Austrália não é reembolsada, caso o seu pedido seja negado. 

Quais os tipos de visto para a Austrália

Existem muitos tipos de visto; os mais comuns, de acordo com o site da Embaixada da Austrália no Brasil são:

  • Visto de turista;
  • Estudo ou treinamento (para quem pretende estudar na Austrália ou acompanhar um estudante). Vale ressaltarmos que a Austrália está entre os melhores países para intercâmbio;
  • Trabalho e qualificados;
  • Residência permanente na Austrália;
  • Visto de cônjuge ou família;
  • Permanecer mais tempo na Austrália;
  • Refugiado e humanitário (opções de vistos no Programa de Refugiados e Humanitários);
  • Transição;
  • Tratamento médico;
  • Retorno de residente.

Você pode conferir no site da Embaixada todas as opções de vistos e suas aplicações. 

Benefícios do visto de investidor na Austrália

Com este visto, você pode:

  • Ficar na Austrália de forma permanente;
  • Trabalhar e estudar na Austrália;
  • Continuar seus negócios e atividades de investimento na Austrália;
  • Inscrever-se no esquema de saúde pública da Austrália, o Medicare;
  • Patrocinar seus parentes para morar para a Austrália;
  • Viajar de e para a Austrália por 5 anos;
  • Aplicar para a cidadania australiana e tornar-se um cidadão australiano, caso seja elegível.

De quais documentos preciso para fazer o visto de investidor

Os documentos para fazer o visto de investidor na Austrália incluem (ou podem incluir):

  • Documentos de identidade: cópias coloridas das páginas do seu passaporte válido atual, mostrando sua foto, detalhes pessoais, assim como data de emissão e validade do documento;
  • Carteira de identidade nacional, caso possua;
  • Certidões de casamento, documentos de divórcio, certidão de nascimento, documentos de separação ou declarações estatutárias, caso você já tenha sido casado, seja viúvo, divorciado ou separado permanentemente;
  • Duas fotos recentes (45 mm x 35 mm) para cada pessoa em sua inscrição;
  • Comprovante de residência: você precisa ter morado na Austrália com um visto Subclasse 162 – Investidor (Provisório) por, pelo menos, 2 anos nos 4 anos imediatamente anteriores à solicitação (não precisa ser contínuo). As evidências podem ser, por exemplo: contas de telefone, gás ou eletricidade, com o seu endereço residencial, contratos de locação, boletins escolares, escritura de sua casa, entre outros;
  • Comprovante de que realizou o seu investimento designado de, pelo menos, AUD 1,5 milhão com a finalidade de obter o visto de investidor na Austrália. O investimento deve ter sido contínuo por, pelo menos, menos 4 anos e você deve provar que ele está em seu nome ou seu nome e o nome do seu parceiro;
  • Comprovar o seu compromisso com o seu negócio ou atividade de investimento;
  • Documentos de identidade e de relacionamento de seu parceiro com você;
  • Documentos de dependentes menores de 18 anos de idade, como certidão de nascimento ou documento de adoção, por exemplo;
  • Documentos de responsabilidade parental;
  • Documentos de dependentes com mais de 18 documentos, desde que ele ainda não tenha completado 23 anos de idade e dependa de você ou de seu parceiro, ou tenha mais de 23 anos de idade e seja incapaz de ganhar a vida para se sustentar devido a limitações físicas ou cognitivas e seja dependente de você ou de seu parceiro;
  • Prova de inglês funcional;
  • Para cada pessoa em sua inscrição, forneça um certificado da polícia australiana se ela passou um total de 12 meses ou mais na Austrália nos últimos 10 anos desde que completou 16 anos.

Você poderá conferir todos os detalhes de toda a documentação no tópico 2 “Reúna seus documentos”, do site da Embaixada da Austrália no Brasil

Quais documentos preciso traduzir

De acordo com a Embaixada Australiana, você deverá fazer a tradução de documentos que estiverem em outro idioma que não seja o inglês, como certidões e documentos de divórcio, por exemplo. A tradução a ser feita é a certificada NAATI. 

Onde fazer a tradução dos meus documentos?

A Yellowling é a melhor maneira de fazer a tradução de documentos de forma prática e segura para tirar visto de investidor na Austrália. Contamos com uma comunidade de 180 tradutores experientes e qualificados e, até julho de 2023, já realizamos mais de 27 mil traduções e atendemos a mais de 4.200 clientes.

Conosco, toda a documentação é traduzida sem que você precise sair da comodidade de sua casa. Para isso, basta solicitar o seu orçamento online de sua tradução, escolher o idioma de origem e de destino do documento, enviar seus documentos pela plataforma da Yellowling e escolher a melhor data de entrega para sua tradução. O melhor tradutor para o serviço é selecionado pelo setor de qualidade da Yellowling.

Você pode acessar a plataforma da Yellowling, para acompanhar o status da sua tradução, em tempo real. E, na data selecionada por você, a Yellowling entrega toda a sua documentação traduzida. 

Viu como é simples solicitar a tradução de documentos com a Yellowling?! Somos a empresa número 1 em traduções da América Latina e realizamos traduções sem burocracias. Utilize os serviços da Yellowling sempre que precisar realizar tradução de documentos e boa sorte na aplicação de seu visto de investidor na Austrália!