Estudar na Itália: confira as vantagens

De acordo com estimativa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, a Itália está na oitava posição entre os países com maiores comunidades brasileiras. De acordo com os dados referentes ao ano de 2022, 157 mil brasileiros moram no “País da Bota”. E uma das maneiras de morar legalmente na Itália é por meio do estudo. Por isso, muitas pessoas veem no mestrado uma oportunidade de melhorar o seu currículo e continuar vivendo no país após se formar, usufruindo de muitas vantagens em estudar na Itália. Neste artigo, vamos apresentar para você as principais delas. Confira!

Principais vantagens de estudar na Itália

Há muitas vantagens em estudar na Itália. A seguir, apresentamos as principais delas. 

Um dos melhores sistemas educacionais

A educação na Itália é excelente, tanto na escola, quanto na universidade. Por isso, o sistema educacional do país é considerado um dos melhores do mundo.

Escola na Itália

De acordo com o site do Ministero della Istruzione (MIUR), equivalente ao Ministério da Educação do Brasil, o ensino é obrigatório no país por, pelo menos, 10 anos. Durante esse período, há um acompanhamento especializado para as crianças e os adolescentes, oferecendo uma formação completa para os cidadãos.

De acordo com o órgão, cada jovem poderá escolher, de acordo com os seus interesses e capacidades, um dos seguintes caminhos:

  • Continuar seus estudos no sistema de ensino escolar;
  • Frequentar o sistema de formação profissional, cuja responsabilidade cabe à Região e à Província;
  • Começar no caminho de aprendizagem. Trata-se de um contrato de trabalho com
  • conteúdos formativos, que visa incentivar a inclusão dos jovens no mundo do trabalho, por meio da aquisição de uma profissão e/ou profissionalismo específico e visa à obtenção de uma qualificação profissional;
  • Frequentar um curso de educação de adultos num Centro Provincial de Educação de Adultos.

Ensino superior

Quem faz uma graduação ou uma especialização na Itália conta com universidades renomadas mundialmente e de excelência. As instituições de ensino oferecem uma grande variedade de cursos e programas acadêmicos em várias áreas, como: medicina, engenharia, artes, economia, entre outras.

Vale dizer, ainda, que o sistema de ensino superior italiano tem foco na pesquisa e na formação de estudantes altamente qualificados. Além disso, diversas universidades no país têm parcerias internacionais e participam de projetos inovadores de pesquisa. 

Outra informação importante é que a educação na Itália é bastante acessível. É possível acessar o ensino italiano de forma gratuita em todos os níveis do sistema educacional. No entanto, podem ser cobradas taxas, principalmente nas universidades italianas, exceto para famílias de baixa renda.

Também é possível conseguir bolsas de estudo e participar de programas de financiamento, que estão disponíveis para estudantes italianos e estrangeiros. 

Assim, podemos afirmar que o ensino na Itália é de excelência, nas escolas e nas universidades de todo o país. 

Saúde pública acessível a todos

O sistema público de saúde na Itália está entre os melhores do mundo. Conforme mostra o banco de dados colaborativo Numbeo, são fatores de destaque na saúde do país: 

  • Habilidade e competência da equipe médica;
  • Equipamentos para diagnósticos e tratamentos modernos;
  • Precisão e exatidão no preenchimento de relatórios;
  • Simpatia e cortesia do pessoal médico;
  • Custos;
  • Comodidades dos hospitais e clínicas públicas.

Quem escolhe estudar na Itália também usufrui da saúde pública de qualidade no país. Isso porque cidadãos italianos e estrangeiros que tenham residência legal na Itália podem usar do sistema de saúde pública italiano, desde que possuam registro no Ufficio dell’Anagrafe.

Porém, vale informar que, de acordo com a notícia publicada pelo site UOL, em outubro de 2023, a Itália poderá cobrar 2 mil euros (mais de R$ 10 mil) por ano de imigrantes de fora da União Europeia para continuar usando o serviço nacional de saúde (SSN).

É o que prevê a nova medida do projeto de Lei Orçamentária para 2024, aprovado pelo governo. Porém, o texto ainda passará por votação no Parlamento. 

Vale dizer, ainda, que o valor da contribuição será menor para estrangeiros que tenham visto de residência para estudos e para au pairs

Segurança pública de qualidade

O alto índice de criminalidade no Brasil contribui para quem muitos brasileiros procurem outro país para viver em busca de mais segurança e da possibilidade de sair às ruas mais tranquilamente. 

Segundo o Istituto Nazionale di Statistica, a segurança na Itália tem tendência de aumento constante. Além disso, os indicadores de criminalidade no país estão caindo há, pelo menos, 30 anos. 

De acordo com o Global Peace Index, a Itália é um país seguro e está na frente da França e do Reino Unido no quesito segurança.

Conforme informa o Institute for Economics and Peace (IEP), crimes mais graves, como homicídios e sequestros, não são frequentes na Itália. Além disso, não existem ameaças de conflitos externos, pelo fato de a Itália não conviver com problemas de diplomacia.  Vale destacar, também, que o policiamento no país é conhecido por ter um grande efetivo.

A educação de qualidade, a segurança e a saúde também estão entre as vantagens e benefícios da cidadania italiana

Boas oportunidades de emprego

A Itália está entre as 10 melhores economias do mundo em 2023, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Há boas oportunidades de trabalho no país e o salário é em euros, moeda cerca de 5 vezes mais valorizada do que o real. 

De acordo com dados internacionais, os salários médios na Itália para cargos que exigem pouca qualificação são, em média, 1.130 euros por mês. Já para ocupações consideradas de alta qualificação, o salário é de 2.475 euros, em média. Segundo a mesma fonte, a Itália é o 14º país europeu com melhor salário médio, ficando atrás de países como, por exemplo, Dinamarca, Suíça, França e Alemanha.

De acordo com o Indeed, as áreas os melhores salários na Itália são: 

  • Saúde;
  • Engenharia;
  • Tecnologia da informação;
  • Negócios.

E, segundo o site Educa Mais Brasil, algumas das profissões em alta na Itália são:

  • Engenheiro robótico;
  • Engenheiro de aprendizado de máquina;
  • Engenheiro de dados;
  • Gerente de sustentabilidade;
  • Analista de Recursos Humanos (RH).

Vagas de padeiro, mecânico de automóveis, cozinheiro e marceneiro também têm alta demanda constantemente. 

Tradução juramentada em italiano com a Yellowling

Para estudar na Itália é necessário realizar a tradução juramentada italiano de seus documentos, para que eles sejam válidos no país.  

E o melhor lugar para você fazer a tradução de documentos com qualidade, segurança e economia é com a Yellowling, a maior empresa de traduções da América Latina. 

Você pode fazer o orçamento online em nosso site. Enviamos o valor para você em até 1 minuto. Após efetuar o pagamento, você pode acompanhar o andamento da sua tradução no portal do cliente e, no prazo que você escolheu, enviamos todos os seus documentos traduzidos, sem burocracias. 

Vale a pena usar a Yellowling sempre que precisar traduzir seus documentos!