Vantagens e benefícios da cidadania italiana: confira o top 10

A Itália é um dos países que mais concedem cidadania a brasileiros. E muitos brasileiros buscam maneiras de se tornar cidadãos italianos pelas vantagens e benefícios da cidadania italiana

Veja, neste artigo, as 10 principais vantagens e benefícios de ser cidadão italiano, se é necessário o ETIAS tendo cidadania italiana e quem tem direito ao documento. 

Vantagens de ter cidadania italiana

Principalmente pelo fato de terem muitos descendentes de italianos no Brasil, a Itália é um dos países mais fáceis de obter cidadania para brasileiros. Então, confira, a seguir, as principais vantagens e benefícios da cidadania italiana e entenda por que vale a pena requerê-la. 

  1. Viajar sem visto para 189 destinos

Quem tem passaporte italiano pode viajar para 189 destinos sem precisar tirar visto. Isso porque, com base no relatório da consultoria Henley & Partners de 2023, os cidadãos italianos têm o 4º passaporte mais poderoso do mundo, juntamente com a Finlândia e Luxemburgo. 

  1. Viajar para os EUA e para o Canadá sem visto

Cidadãos italianos precisam apenas solicitar uma autorização de viagem para viajar para os Estados Unidos e para o Canadá. Sendo assim, é suficiente preencher um formulário chamado ESTA (para os EUA) e ETA (para o Canadá).

  1. Morar, trabalhar e estudar na União Europeia

Um cidadão italiano pode morar em qualquer país da União Europeia (UE). 

Além disso, pode estudar na UE sem a necessidade de solicitar visto e pagar o mesmo que um cidadão europeu paga pelo estudo (o investimento pode ser até 3x menor do que como brasileiro sem cidadania italiana). Assim, pode, também, concorrer a bolsa de estudo para a Europa, bem como ter acesso facilitado à universidade.  

É possível, ainda, trabalhar sem a preocupação com tipo de trabalho, restrições de carga horária ou necessidade de solicitar visto trabalhista na União Europeia. Ou seja, você pode ter um emprego legal, sem precisar realizar trâmites burocráticos.

  1. Ter melhores oportunidades de trabalho

Ao realizar um intercâmbio, ter uma experiência de emprego em outro país ou, simplesmente, morar no exterior, você tem mais possibilidade de conseguir melhores oportunidades de trabalho. 

Isso porque você consequentemente fica fluente em mais um idioma, tem a possibilidade de trabalhar em empresas multinacionais e de estudar em instituições renomadas, aprimorando, desta forma, o seu currículo. 

  1. Receber em euro

Ao trabalhar na Europa, o cidadão recebe o seu salário em euro. A moeda europeia é valorizada em relação ao real – a cotação do euro hoje mostra que ela vale quase 6x mais do que a moeda brasileira. 

  1. Transmitir a cidadania europeia

Entre as vantagens e benefícios da cidadania italiana está a possibilidade de transmitir a cidadania europeia para seus descendentes, como filhos e netos, ou, até mesmo, para bisnetos. É uma herança que você pode deixar para futuras gerações. 

  1. Ter direito à saúde pública

Ter direito a usar os hospitais públicos na Itália também é uma grande vantagem de ser cidadão italiano.

Isso porque o sistema de saúde público na Itália está entre os melhores do mundo, com competência da equipe médica e equipamentos para diagnósticos e tratamentos modernos.

  1. Ter direito à aposentadoria na Itália

Há um acordo bilateral previdenciário entre o Brasil e a Itália. Desta forma, é possível que um brasileiro se aposente em território italiano (e vice-versa). Para isso, basta somar o tempo de contribuição nos dois países.

  1. Votar nas eleições

Poder votar nas eleições e escolher os seus representantes é um direito que também está entre as vantagens e benefícios da cidadania italiana. 

  1.  Morar em um país com alta qualidade de vida

A Itália proporciona elevada qualidade de vida para a sua população, conforme mostra o banco de dados global de contribuição colaborativa Numbeo

De acordo com o banco de dados, consultado em abril de 2023, no geral, país tem um custo de vida considerado baixo, comparado ao salário médio líquido mensal da população (após os impostos): cerca de 1.550 euros. 

Ainda segundo o Numbeo, o indicador de saúde é elevado e o indicador de segurança é moderado. Além disso, a educação na Itália é muito boa, tanto a nível escolar, quanto universitário. 

Vale dizermos, ainda, que a Itália tem um indicador de clima muito elevado e há muitas praias e programações para a população usufruir de mais bem-estar no país.  

Devemos destacar, também, que um cidadão brasileiro pode ter dupla cidadania, brasileira e italiana, pois a nacionalidade brasileira é compatível com a da Itália. 

Preciso do ETIAS se tenho a cidadania italiana?

Se você tem cidadania europeia de um dos 27 países do Espaço Schengen não precisa solicitar o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS). 

Agora, se a sua cidadania for dos seguintes países, é necessário solicitar o visto para a Europa em 2024. 

  • Bulgária;
  • Chipre;
  • Irlanda;
  • Reino Unido;
  • Romênia.

Veja, também, a lista atualizada dos países que precisam de visto para entrar. 

Quem tem direito à cidadania italiana

De acordo com a lei italiana, quem for descendente de italiano tem direito à nacionalidade, desde que comprove, por documentos oficiais (certidões de nascimento, casamento e óbito), laços sanguíneos – princípio Juris Sanguinis (direito de sangue). Não há limite de gerações. 

Mas há algumas regras sobre ascendentes italianos naturalizados brasileiros, assim como mulheres na linha de ascendência e outros casos – como casamento com um cidadão italiano, residência legal há mais de 10 anos na Itália etc. – que podem ser verificados, em detalhes, no artigo específico que fizemos sobre o tema cidadania italiana

Veja também como obter a cidadania italiana via judicial

Tradução dos documentos com a Yellowling

Se você cumpre os requisitos para requerer a cidadania italiana, confira no site do Consulado Geral da Itália todas as informações necessárias e a documentação que você precisa separar e traduzir, de acordo com o seu caso. 

Alguns documentos precisam de tradução juramentada italiano. E o melhor lugar para traduzi-los com qualidade e segurança é a Yellowling, a maior plataforma de traduções da América Latina. 

Até abril de 2023, data em que elaboramos este artigo, a Yellowling conta com mais de 180 tradutores especializados, já realizou mais de 27 mil traduções e atendeu mais de 4.200 clientes. 

Veja como e simples solicitar a sua tradução com a Yellowling. 

  1. Selecione o idioma de origem e de destino do documento (português e italiano, respectivamente);
  2. Complete os seus dados no site da Yellowling e envie a documentação que precisa ser traduzida. Para isso, faça o upload do (s) arquivo(s);
  3. Escolha a melhor data de entrega para suas traduções, com base nas suas necessidades. Em até um minuto, você recebe o seu orçamento, com o preço justo pelo serviço;
  4. Faça o pagamento do serviço em nossa plataforma;
  5. Você pode acessar o site da Yellowling e acompanhar o status da sua tradução em tempo real;
  6. Na data programada, você recebe as suas traduções, de forma digital ou física, sem burocracias.

Aproveite todas as vantagens e benefícios da cidadania italiana e traduza todos os documentos necessários com a Yellowling. Cuidamos de todo o processo para você!