Homologação de graduação na Espanha: tudo o que você precisa saber!

Se você pretende fazer uma pós-graduação ou trabalhar em terras espanholas, provavelmente precisará fazer a homologação de graduação na Espanha. Confira, neste artigo, o que é e como fazer a homologação de diploma na Espanha. Veja, também, por que é necessário fazer esse procedimento e como saber se o seu diploma foi homologado. Aqui, falaremos também onde traduzir os seus documentos para fazer a homologação. Acompanhe!

O que é homologação de diploma?

A homologação de diploma é o processo que deve ser feito para que o seu diploma, obtido no Brasil ou em outro país, seja reconhecido e validado por uma instituição de ensino ou órgão competente no país de destino. 

Ou seja: é o reconhecimento total dos estudos cursados no exterior, correspondente à revalidação de diploma que temos no Brasil. 

Neste caso, não é preciso cursar nenhuma disciplina na Espanha. Mesmo assim, pode ser solicitado que o diplomado faça alguns testes ou formação complementar. 

O solicitante não receberá um diploma espanhol. No entanto, terá o seu diploma brasileiro homologado. Isso significa que o diploma brasileiro passa a ter os mesmos efeitos que o diploma espanhol.

Vale lembrar que é possível fazer a homologação de graduação na Espanha na maioria das profissões, como é o caso de médicos, engenheiros, dentistas e outras.

Com a homologação de seu diploma feita, você pode se inscrever no Conselho Profissional de sua área, quando isso for obrigatório para você exercer a sua profissão.

Porém, há profissões regulamentadas que não permitem a revalidação de diploma, como advogados e arquitetos por exemplo. Então, se você tem um diploma de uma profissão não regulamentada na Espanha de um país de fora da União Europeia, a única maneira de exercer a sua profissão é cursando faculdade na Espanha.

Como fazer homologação de diploma na Espanha?

Para fazer a homologação de graduação na Espanha, é preciso seguir um passo a passo, que pode variar de acordo com o tipo de seu diploma. A seguir, apresentamos os passos gerais a serem seguidos. 

  1. Verifique se é necessário realizar a homologação, de acordo com os seus objetivos;
  2. Reúna os documentos necessários (diploma original, certificado de conclusão de curso, histórico escolar, ementas das disciplinas cursadas, exame DELE B2 e documentos pessoais, como identidade e passaporte). Lembre-se de que os documentos devem estar com a devida tradução juramentada em espanhol e apostilamento de Haia, para terem validade;
  3. Solicite a homologação do diploma. Para isso, compareça ao Ministério de Educação na Espanha;
  4. Preencha o formulário de solicitação de homologação, que pode ser encontrado no site do Ministério ou do órgão competente;
  5. Efetue o pagamento da taxa de processamento da homologação;
  6. Depois de realizar o pedido, você receberá um número de protocolo, que pode ser utilizado para acompanhar o status de sua solicitação de homologação;
  7. Aguarde o prazo informado e receba o retorno (positivo ou negativo) de sua solicitação.
  • Caso o retorno seja positivo, você receberá um documento oficial reconhecendo seu diploma;
  • Caso seja negativo, é possível recorrer da decisão, apresentando uma documentação adicional ou realizando ajustes.

Para saber detalhes sobre a homologação de graduação na Espanha de acordo com a sua profissão, recomendamos que você consulte o site da Embaixada ou Consulado espanhol antes de iniciar o processo. 

Por que tenho que fazer homologação?

Para que o seu diploma tenha validade legal e possa ser usado para emprego, para exercer uma profissão regulamentada ou ingressar em uma instituição de ensino no exterior. 

Como saber se meu diploma foi homologado?

Ao solicitar a homologação, você receberá um número de protocolo. Com ele, você pode acompanhar o processo no portal do Ministério da Educação. 

Você também pode consultar a Embaixada ou Consulado do Brasil na Espanha, para saber informações sobre o status da homologação do seu diploma. 

Para isso, tenha em mãos todos os documentos relacionados ao seu pedido, incluindo: cópias do diploma, histórico escolar e correspondências que você recebeu do Ministério ou do órgão competente.

Vale lembrar que o processo de homologação de diploma pode demorar. Por isso, você deve ter paciência e consultar os órgãos oficiais para saber o status de sua solicitação. 

Se o seu processo for aprovado, você receberá a sua credencial de equivalência de forma digital dentro do prazo informado. 

Onde traduzir seus documentos para homologação na Espanha?

O melhor lugar para fazer a tradução juramentada de seus documentos para homologação de graduação na Espanha é com a Yellowling. Realizamos traduções de forma rápida, segura, com qualidade e sem burocracias.

Faça agora mesmo o orçamento instantâneo de sua tradução e receba, em até 1 minuto, o valor justo pelo serviço. Vale a pena conferir!