Ainda posso morar na Inglaterra com a cidadania italiana depois do Brexit? Descubra aqui

Brexit

Em 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou de fazer parte da União Europeia e o período de transição foi concluído em 31 de dezembro de 2020. Mas o assunto ainda vem gerando dúvidas em pessoas que querem imigrar para a Inglaterra; uma delas é: “Ainda posso morar na Inglaterra com cidadania italiana depois do Brexit?”. Então, preparamos este artigo para explicar essa questão para você. Confira! 

O que foi o Brexit?

Brexit é o nome que se dá à saída do Reino Unido da União Europeia. É a abreviação das palavras inglesas britain (Bretanha) e exit (saída).

Apesar de ter feito parte da União Europeia, o Reino Unido sempre foi afastado do grupo. Provas disso são: a moeda própria (o Reino Unido não aderiu ao euro), divergências políticas, a não participação no Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre os países membros da União Europeia, entre outras evidências.

No dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou de ser membro da União Europeia. A partir de então, entrou em vigor o “Acordo de Saída” do grupo, garantindo uma saída ordenada desse país. O período transitório durou até 31 de dezembro do mesmo ano. 

Conforme esclarece o Portal do Governo Português, durante esse período de transição, o direito da União continuou a ser aplicado ao Reino Unido e a situação de cidadãos, consumidores, investidores, empresas, trabalhadores e estudantes foi mantida, tanto na União Europeia, quanto no Reino Unido. 

Contudo, a partir de janeiro de 2021, as novas regras do Brexit passaram a vigorar. 

O que mudou para os cidadãos italianos e europeus após o Brexit?

A seguir, apresentamos as principais mudanças para os cidadãos europeus após o Brexit.

Fim da livre circulação de pessoas

Após o término do período de transição do Brexit, acabou a livre circulação de pessoas entre o Reino Unido e a União Europeia.

Isso significa que quem tem cidadania europeia deve seguir as novas regras de imigração para entrar e permanecer no Reino Unido e cidadãos do Reino Unido também devem cumprir as regras para entrar nos países da União Europeia.

Novo sistema de imigração

O Reino Unido introduziu um novo sistema de imigração (baseado em pontos) para todos os cidadãos que não pertencem ao Reino Unido. Com isso, há um maior controle na imigração.  

A partir de janeiro de 2021, os cidadãos europeus precisam solicitar um status de residência no Reino Unido por meio deste novo sistema para morar nos países da ilha. 

Vale dizer que os estrangeiros que moravam no Reino Unido antes de dezembro de 2020 têm os seus direitos garantidos. No entanto, é necessário que eles formalizem seu status de residente para continuar legalmente nos país.

Acesso aos serviços públicos

Os cidadãos europeus devem cumprir as regras de elegibilidade para acessar os serviços públicos no Reino Unido, como saúde e educação, por exemplo. Antes do Brexit, o acesso de cidadãos europeus a esses serviços era automático. 

Viagens ao Reino Unido

Com o Brexit, cidadãos europeus precisam de um passaporte válido para entrar no Reino Unido. Antes do Brexit, bastava que os cidadãos europeus apresentassem os seus cartões de identificação nacionais como prova de identidade.

Da mesma forma, cidadãos britânicos também devem apresentar um passaporte válido para entrar nos países da União Europeia.

Roteiro de 7 dias na Inglaterra: confira as melhores opções.

Afinal, ainda posso morar na Inglaterra com a cidadania italiana depois do Brexit?

Sim, ainda posso morar na Inglaterra com cidadania italiana depois do Brexit. A cidadania italiana proporcionava a entrada facilitada para quem desejava viver na Inglaterra antes do processo de transição do Brexit. No entanto, a partir de 2021, é necessário se atentar às regras para morar nos países do Reino Unido depois do Brexit.

Após o Brexit, quem possui cidadania italiana e quer morar na Inglaterra deve solicitar um visto específico para a Inglaterra. Existem várias opções de visto disponíveis, como: visto de trabalho, de estudo, de reunião familiar etc.

Todas as informações sobre visto para a Inglaterra podem ser visualizadas no site oficial do governo do Reino Unido.

Quais as diferenças de entrada para cidadãos italianos e brasileiros?

Atualmente, não há diferença. Assim como ocorre com cidadãos europeus, brasileiros que pretendem morar, estudar ou trabalhar no Reino Unido por mais que 6 meses devem solicitar um visto antes de embarcar.

Depois do Brexit, brasileiros que possuem o passaporte europeu e que já moram no Reino Unido devem solicitar o Settled Status para continuar residindo de forma legal nos países da ilha. 

Além disso, brasileiros que pretendem trabalhar ou estudar no território britânico devem solicitar o devido visto (de estudo ou de trabalho, de acordo com o caso), assim como os outros cidadãos europeus. 

Assessoria para cidadania italiana

A solicitação de cidadania italiana é bastante burocrática. E uma assessoria pode ser uma excelente opção e um bom investimento para poupar tempo e realizar o processo de forma rápida, segura e mais assertiva.

Nós da Yellowling indicamos a Cidadania4U para ajudá-lo. A Cidadania4U é um dos maiores escritórios de cidadania italiana do Brasil. Com ela, é possível:

  • Acompanhar o processo de cidadania italiana pelo aplicativo;
  • Contar com o apoio de advogados brasileiros e italianos;
  • Ter atendimento em plataforma exclusiva, entre outras vantagens. 

Entre em contato com a Cidadania4U, veja todos os serviços oferecidos pela empresa, converse com um especialista sobre o seu caso e avalie se vale a pena para você contratar a assessoria.

Tradução juramentada para o italiano é com a Yellowling

A Yellowling realiza tradução juramentada de forma segura, prática e econômica. 

A Yellowling disponibiliza orçamento online, em até 1 minuto. Para isso, basta enviar a sua documentação e preencher algumas informações de contato solicitadas na plataforma. 

Após o pagamento, você recebe os seus documentos traduzidos, com qualidade e sem burocracias, no prazo que escolher.

Possuímos processos automatizados, 180 tradutores qualificados e experientes, entre outras vantagens. 

A Yellowling inova no mercado de traduções e é a empresa de traduções número 1 da América Latina! Por isso, vale a pena realizar a tradução de seus documentos com a Yellowling!