Comprar imóvel nos Estados Unidos: tudo o que você precisa saber

Comprar imóvel nos Estados Unidos está nos planos de muitos brasileiros que moram no país, planejam se mudar, desejam passar férias nos EUA ou buscam maneiras de investir em um mercado mais sólido. Por isso, neste artigo, vamos responder se brasileiros podem comprar um imóvel nos EUA, se podem morar no país após a compra e quais são os documentos necessários para adquirir um imóvel nos Estados Unidos. Confira!

Sou brasileiro, posso comprar um imóvel nos Estados Unidos?

Sim, brasileiros podem comprar imóvel nos Estados Unidos. A lei americana permite que estrangeiros, residentes ou não, adquiram imóveis no país sem a necessidade de um visto específico para isso.

É comum que estrangeiros comprem casas nos EUA para morar, curtir férias ou para investir.

Vale dizer que a compra de um imóvel no país é relativamente simples se você possuir o valor total. Por outro lado, o processo pode ser mais complexo no caso de o comprador precisar de financiamento – ele deve se comprometer com uma hipoteca e apresentar uma lista maior de documentos, além de comprovação de renda com um banco dos Estados Unidos.

Posso comprar um imóvel nos Estados Unidos mesmo morando no Brasil?

Sim. Você não precisa morar nos Estados Unidos ou possuir visto de residência para adquirir uma casa no país. É possível fazer o negócio possuindo somente um visto de permanência temporária, como o visto de turismo, por exemplo.

Além disso, você pode realizar a compra por meio de um representante legal, como um corretor, um familiar ou um advogado, por exemplo. No entanto, é sempre recomendável conhecer o imóvel pessoalmente e assinar o contrato, principalmente quando é um investimento de valor elevado (um imóvel) em outro país.

Após a compra do imóvel, posso morar no país?

Não. Você pode comprar imóvel nos Estados Unidos, mas essa compra não dá a você o direito a ter a cidadania americana e o passaporte dos Estados Unidos. A obtenção de visto de residência também não é facilitada para quem adquire um imóvel no país.

Desta forma, a legislação americana garante que é possível comprar um imóvel no país, mas isso não tem relação com o processo para imigrar para os Estados Unidos.  

Desta forma, quem não possui autorização para residir nos EUA pode ter o imóvel como investimento ou usufruir dele pelo período de tempo que durar o seu visto americano.

Vale dizer, no entanto, que investir nos EUA facilita o acesso ao Green Card. Para ter direito ao visto de investidor EB-5, por exemplo, é preciso que aplicar USD 500 mil em áreas de crise no país, que passam por um problema econômico, ou em regiões onde a taxa de desemprego esteja acima da média nacional. Essas áreas são escolhidas com o objetivo de estimular o desenvolvimento do país e a geração de empregos.

Para saber todas as informações sobre os investimentos nos Estados Unidos que facilitam o acesso ao Green Card, recomendamos a consulta ao site do Consulado americano.

Documentos necessários para comprar um imóvel nos Estados Unidos

Além de se preparar financeiramente para comprar um imóvel nos Estados Unidos, é necessário entender as exigências do país. As condições mudam de acordo com a forma de pagamento.

Investimento à vista

Se o investimento for à vista, geralmente é necessário apenas apresentar uma documentação pessoal básica. Neste caso, é preciso separar:

  • Comprovante de identidade: passaporte, Green Card, visto e outra identificação, como seu Número de Seguro Social (SSN) e Número de Identificação do Contribuinte Individual (ITIN);
  • Comprovante de endereço: contas de energia, água, cartão de crédito ou outro documento oficial que comprove onde você reside;
  • Comprovante de renda: comprovação de que você possui condição financeira para comprar imóvel nos Estados Unidos. Essa comprovação pode ser o extrato bancário ou um demonstrativo de aplicação financeira.

Investimento a prazo

Apesar de não existirem impedimentos legais para brasileiros fazerem hipoteca nos EUA, quem é estrangeiro não residente no país pode ter dificuldade de conseguir um financiamento. Isso porque geralmente nesse caso você não terá um registro de crédito local e não atenderá aos requisitos de verificação de crédito adotados pelas instituições financeiras e bancárias do país.

Desta forma, caso consiga fazer uma hipoteca, pode ser solicitado um valor mais elevado de entrada para a concessão de um empréstimo, bem como uma lista de documentação mais extensa para comprovar sua renda, estabilidade financeira, entre outros.

Mas, de maneira geral, é necessário ter em mãos a seguinte documentação para comprar imóvel nos Estados Unidos:

  • Passaporte válido;
  • Visto americano ou carteira de habilitação;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (cópia dos três últimos extratos bancários);
  • Comprovante de reserva financeira de seu banco – comprovante do valor da entrada, além de 6 meses correspondentes às prestações do financiamento em conta ou em aplicação bancária nos EUA;
  • Cópia das duas últimas declarações de imposto de renda, PF e PJ (se houver);
  • Social Security Number (SSN) ou Individual Taxpayer Identification Number (ITIN);
  • Conta bancária nos Estados Unidos;
  • Títulos de propriedade dentro e fora dos Estados Unidos;
  • Carta do contador;
  • Histórico de empregos;
  • Pontuação de crédito.

Veja também todas as informações sobre o imposto de renda nos EUA.

Tradução certificada em inglês com a Yellowling

Agora que você já comprovou que é possível comprar imóvel nos Estados Unidos sendo brasileiro e separou a documentação necessária para adquirir o seu imóvel, deve realizar a tradução certificada em inglês de todos os documentos, para que eles sejam válidos e aceitos nos Estados Unidos.

O melhor lugar para realizar a tradução de documentos com qualidade, segurança, rapidez e economia é com a Yellowling, a maior empresa de tradução da América Latina! Você pode comprovar realizando instantaneamente o orçamento online, diretamente em nosso site.

Para isso, acesse a plataforma da Yellowling, insira os dados solicitados e envie a sua documentação. Em até 1 minuto, você receberá, o valor do serviço.

Após efetuar o pagamento, você receberá todos os seus documentos traduzidos, sem burocracias!

Boa sorte!