Estudar e trabalhar nos EUA é o sonho de muitos brasileiros. Mas será que é possível? Neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de intercâmbios nos Estados Unidos, o visto de estudante F-1, se é possível trabalhar enquanto estuda no país e como obter o visto de estudante com permissão de trabalho nos EUA. Confira!
Tipos de intercâmbio nos EUA
Existem diferentes tipos de intercâmbio nos EUA. Veja, a seguir, os mais comuns.
Intercâmbio High School
O intercâmbio High School é um programa multicultural muito comum nos Estados Unidos. Geralmente, os intercambistas são jovens, com idades de 14 a 19 anos.
No programa, o estudante pode cursar um semestre, um ano acadêmico ou, até mesmo, o Ensino Médio completo nos Estados Unidos.
Cursos de idiomas
Muitos intercambistas escolhem os Estados Unidos para aprender ou aprimorar um idioma por meio de um curso em uma escola de idioma no país.
Intercâmbio Work and Travel
No intercâmbio Work and Travel, os jovens trabalham, de forma remunerada, durante as suas férias.
Intercâmbio Au Pair
No Au Pair, o intercambista mora e trabalha na casa de uma família e, em troca, recebe salário, moradia e alimentação.
Intercâmbio de cursos de nível técnico, graduação, pós-graduação, MBA ou mestrado
O intercâmbio de cursos de nível técnico, graduação, pós-graduação, MBA ou mestrado nos EUA tem como foco profissional ou acadêmico. Estes cursos são ideais para quem planeja cursar uma graduação ou especialização em uma universidade dos Estados Unidos e focar na sua área.
Voluntariado
O voluntariado funciona basicamente como uma troca. Geralmente, o estudante trabalha para uma Organização Não-Governamental ou instituição filantrópica e, em contrapartida, recebe auxílios e benefícios, como moradia, alimentação e transporte, por exemplo.
Internship e trainee
Nesses tipos de intercâmbio, o intercambista trabalha como aprendiz ou estagiário em uma empresa dos Estados Unidos por determinado período.
Intercâmbio profissional
No intercambio profissional, o intercambista treina o inglês com termos técnicos usados na sua área do mercado de trabalho.
Visto de estudante F-1
Por regra, o governo dos Estados Unidos não permite que estudantes estrangeiros trabalhem enquanto estudam no país.
No entanto, há uma exceção: para os estudantes que têm o visto de estudante da categoria F-1 (Academic Student) e que já estão matriculados em um curso acadêmico de ensino superior.
Este visto foi criado especificamente para quem deseja estudar nos Estados Unidos em uma instituição acreditada, por mais de 18 horas de aula por semana. As instituições podem ser públicas ou privadas, oferecerem programas de aprendizagem em inglês, escolas secundárias ou universidades.
Como obter o visto de estudante com permissão de trabalho nos EUA?
Veja, a seguir, os passos para tirar o visto F-1.
- Apresente a carta de aceitação da universidade;
- Preencha o formulário I-20, que permite que você se registe no Sistema de Informação de Visitantes de Estudante e Intercâmbio (SEVIS);
- Complete o formulário DS-160 online;
- Será atribuído um número de 10 dígitos. Escreva-o;
- Preencha o formulário I-901 e pague a taxa SEVIS;
- Agende um horário no CASV e no consulado americano e realize a entrevista na Embaixada dos EUA;
- Entregue a documentação no CASV;
- Aguarde o recebimento do seu visto americano.
Recomendamos que consulte o site oficial de site oficial de Informação e Agendamento de Visto de Não Imigrante (temporário) da Embaixada dos EUA no Brasil para saber mais informações sobre o processo.
Documentação para o visto
Para poder agendar uma consulta, você deverá apresentar os seguintes documentos:
- O número de 10 dígitos que recebeu ao completar o Formulário DS-160;
- O número CGI encontrado no recibo quando efetuar o pagamento;
- O número do seu passaporte.
Quando for definida a data da entrevista, será solicitado que apresente um ficheiro, contendo:
- Confirmação do Formulário DS-160;
- Recebimento do pagamento da taxa de pedido de visto;
- Cópia da confirmação da nomeação;
- Passaporte com 6 meses de validade a mais do que a duração da estada prevista;
- Formulário I-20;
- Recibo de pagamento SEVIS e o Formulário I-901;
- Uma foto de 5cm x 5cm recente (tirada dentro dos últimos seis meses).
Se for permanecer, pelo menos, 1 ano nos EUA, será solicitado que comprove que tem reserva financeira para pagar o seu intercâmbio e para se manter no país.
Posso trabalhar enquanto eu estudo?
Há 3 situações em que é possível que os estudantes estrangeiros trabalhem enquanto estudam nos EUA: durante o primeiro ano de curso, a partir do segundo ano e após concluir o curso. Saiba mais sobre cada um desses casos a seguir.
- Estudar e trabalhar nos EUA durante o primeiro ano de curso
O emprego dentro do campus ou “On-Campus Employment” é uma categoria de emprego que está de acordo com as regras do US Citizenship & Immigration Services (USCIS) e que não há permissão direta do governo dos Estados Unidos sempre que você conseguir uma vaga.
Desta forma, não você não pode aceitar qualquer trabalho fora do campus durante o primeiro ano de curso, que não seja em um estabelecimento afiliado à instituição educacional.
Em determinadas situações de dificuldades financeiras, o USCIS pode outorgar uma “Work Permit” (Autorização de Trabalho) para o estudante com um visto F-1 trabalhar em funções fora do campus durante o primeiro ano do curso.
- Estudar e trabalhar nos EUA a partir do segundo ano
Também é possível estudar e trabalhar nos EUA por meio de um Treinamento Prático Curricular (CTP) que pertence à grade curricular de seu curso ou que esteja ligado a outro tipo de função aprovada e patrocinada pela sua universidade.
Há dois tipos de CTP: Academic Program CPT e Non-required CPT.
Academic Program CPT
No Academic Program CPT, o estudante estrangeiro deve, obrigatoriamente, passar por uma experiência prática ligada à área de estudo, como, por exemplo, um estágio.
Non-required CPT
Non-required CPT pode ser completado como um crédito acadêmico. Porém, não é uma parte obrigatória do curso.
- Estudar e trabalhar nos EUA após concluir o curso
Também é possível estudar e trabalhar nos EUA após concluir o curso por meio de um Treinamento Prático Opcional (OPT) relacionado à sua área de estudo.
Existem dois tipos de OPT: Pre-Completion OPT e o Post-Completion OPT.
Pre-Completion OPT
O Pre-Completion OPT possibilita que o estudante trabalhe por até 20 horas por semana durante o ano letivo e em período integrar nas suas férias.
Post-Completion OPT
No Post-Completion OPT é permitido que o estudante trabalhe tanto em meio período (até 20 horas por semana), quanto, em período integral.
O intercambista pode ficar por até 12 meses em cada grau de formação (exemplo: 12 meses em bacharelado e 12 meses no mestrado).
O estudante não é elegível ao OPT se ele tiver ficado por 12 meses ou mais no CPT em período integral.
Quanto custa traduzir os documentos?
É necessário realizar a tradução de documentos para solicitar visto para estudar e trabalhar nos EUA. O governo americano exige a tradução certificada em inglês dos documentos que não estiverem no idioma e somente assim eles será válidos nos EUA.
O valor da tradução de documentos com a Yellowling varia de acordo com vários fatores, entre eles, o idioma de origem e de destino do documento, número de caracteres do documento e data de entrega da tradução.
Para ser mais preciso em relação ao valor da sua tradução, solicitamos que realize o orçamento instantâneo diretamente na plataforma da Yellowling.
Para isso, basta preencher as informações rápidas de contato, informar o idioma de origem e de destino do documento, o tipo de tradução de que precisa e a data que deseja receber o documento traduzido.
Em até 1 minuto, você recebe o valor de sua tradução.
Tradução de documentos com a Yellowling
A Yellowling é o lugar mais indicado para você fazer a tradução de documentos para solicitar visto para os Estados Unidos.
A empresa oferece o serviço de maneira rápida, segura e econômica. Além disso, todas as etapas da tradução de documentos são feitas online, desde o orçamento, até a entrega de sua tradução. Assim, você não precisa sair do conforto de sua casa para realizar o serviço com qualidade e sem burocracias.
Utilize a Yellowling sempre que precisar e boa sorte no seu intercâmbio nos EUA!