O visto Working Holiday na Austrália tem sido bastante comentado por brasileiros desde 2022. Isso porque brasileiros que cumprem os requisitos do visto agora estão aptos a solicitar o documento. Mas, você sabe o que é o Working Holiday na Austrália e como fazer a sua solicitação? Neste artigo, vamos explicar tudo isso para você. Confira!
O que é Working Holiday na Austrália?
O Working Holiday é uma modalidade de visto australiano específica para jovens entre 18 e 30 anos de idade que pretendam tirar férias estendidas na Austrália, com a permissão de trabalhar no país para custear seus passeios.
Com o documento, é possível:
- Fazer qualquer trabalho de curto prazo na Austrália, para ajudar a pagar as suas férias no país;
- Estudar na Austrália por até 4 meses;
- Viajar de e para a Austrália por quantas vezes quiser no período de 12 meses.
- Solicitar novamente o documento, caso você faça 3 meses de um trabalho especificado para ser elegível para um segundo visto Working Holiday.
Este visto visa estimular o intercâmbio na Austrália, permitindo que os intercambistas trabalhem e conheçam o país durante a sua estadia. De acordo com o governo australiano, esta é uma maneira de estimular o turismo na Austrália, principalmente nas regiões menos habitadas e visitadas do país.
Como fazer Working Holiday
Para fazer o Working Holiday, você deve acessar o site da imigração do governo australiano e seguir o passo a passo adiante.
Passo 1: Antes de aplicar
Verifique se os pedidos ainda estão abertos para o Brasil. Caso estejam abertos, organize os exames de saúde ou escolha uma pessoa para ajudá-lo na sua candidatura.
Passo 2: Reúna seus documentos
Confira toda a documentação necessária para o seu Working Holiday Visa Austrália, como passaporte válido, certidão de nascimento, certidão de casamento ou divórcio, fotos e comprovação de qualificações educacionais.
Além disso, você deve comprovar que possui dinheiro suficiente para sua estadia na Austrália (de acordo com o Portal da Imigração do Governo Australiano, o valor geralmente é AUD 5 mil).
Também é necessário comprovar que possui dinheiro suficiente para comprar uma passagem para sair da Austrália no final da sua estadia ou que já possui a passagem.
Além disso, outros documentos podem ser solicitados pela imigração australiana.
Para aplicações online
- Primeiramente, é necessário traduzir para o inglês todos os documentos que não estiverem neste idioma.
De acordo com a imigração australiana, os tradutores na Austrália devem ser credenciados pela Autoridade Nacional de Credenciamento para Tradutores e Intérpretes (NAATI). Já os tradutores fora da Austrália não precisam ser credenciados. Mas, em cada tradução, eles devem incluir, em inglês:
- Nome completo;
- Endereço e telefone;
- Qualificações e experiência no idioma que está traduzindo.
Nota: não é preciso ter nenhum documento certificado.
- Depois, você deverá digitalizar ou fotografar todos os documentos (em inglês e em outro idioma) em cores, de forma nítida. Caso um documento tenha mais de uma página, você deverá salvar tudo em um arquivo.
- Anexe um documento somente uma vez, mesmo que você o estiver usando para mostrar mais de uma coisa.
Para aplicações em papel
- Assim como em aplicações online, todos os documentos devem estar em inglês. Caso não estejam, devem ser traduzidos.
De acordo com a imigração australiana, os tradutores na Austrália devem ser credenciados pela Autoridade Nacional de Credenciamento para Tradutores e Intérpretes (NAATI). Já os tradutores fora da Austrália não precisam ser credenciados. Mas em cada tradução, eles devem incluir, em inglês:
- Nome completo;
- Endereço e telefone;
- Qualificações e experiência no idioma que está traduzindo.
- Com exceção dos certificados de polícia, que devem ser enviados os originais para a imigração, você deve ter todos os documentos certificados, incluindo os documentos que estiverem em inglês e os que não estiverem no idioma.
- Guarde uma cópia de sua inscrição preenchida.
- Envie para a imigração australiana:
- Certificados originais da polícia;
- Cópias autenticadas de todos os outros documentos;
- Todos os documentos com a sua candidatura, o máximo de informações possível para auxiliar a imigração australiana a decidir sobre sua inscrição.
Passo 3: Solicite o visto
A solicitação do Working Holiday Austrália deve ser feita online.
- Faça login ou crie uma ImmiAccount;
- Anexe os documentos;
- Pague a taxa de inscrição. Sua inscrição só é processada pela Imigração Australiana somente após o pagamento da taxa;
- Anote o número de referência da transação.
Passo 4: Depois de aplicar
A imigração australiana avisará quando receber a sua inscrição. E, após a sua candidatura, você não deve planejar viajar para a Austrália até receber uma notificação de que o seu visto foi concedido.
Nesta etapa, você pode ter que fazer a sua biometria, ter que fazer exames de saúde, caso não os tenha enviado na sua candidatura, e anexar todos os documentos, se não os enviou na sua candidatura. Também podem ser solicitados documentos extras pela Imigração Australiana.
Caso tenha algum erro na sua inscrição, você deve informar rapidamente à imigração. Além disso, deve informar se não precisa mais de ajuda com seu aplicativo.
Você deve se lembrar de informar também se algo tenha mudado depois de apresentar o seu pedido, mas antes de a Imigração Australiana tomar uma decisão, incluindo:
- Você deseja retirar sua inscrição;
- Mudanças no seu passaporte;
- Mudanças no seu status de relacionamento;
- Nascimento de uma criança.
Passo 5: Resultado do visto
A Imigração Australiana irá informá-lo, por escrito, da sua decisão.
Caso receba a concessão do documento, a imigração informará:
- Seu número de concessão de visto;
- A data em que seu visto começa;
- As condições do seu visto.
Mantenha uma cópia da decisão com você quando estiver na Austrália.
Se o seu visto for recusado, a imigração australiana dirá o motivo da recusa e se você tem direito a uma revisão da decisão.
A Yellowling possui uma parceria com o @workingholiday1 e sugerimos que você siga esse Instagram para saber tudo sobre o visto Working Holiday Austrália.
Tradução com a Yellowling
A melhor maneira de traduzir os seus documentos para solicitar o Working Holiday na Austrália é com a Yellowling, a maior empresa de traduções da América Latina!
Contamos com tradutores especializados e com certificação NAATI para traduzir seus documentos com qualidade e segurança.
Todo o processo de tradução é feito online, desde o orçamento, até o envio dos documentos e o recebimento de seus arquivos traduzidos, de forma rápida e prática. Você pode acompanhar o seu pedido em tempo real, na nossa plataforma, e é você quem escolhe quando deseja receber as suas traduções.
Na data programada por você, a Yellowling envia toda a documentação traduzida, sem burocracias. Vale a pena usar a Yellowling sempre que precisar fazer a tradução de documentos!