vista aérea de uma cidade da austrália

Documentos necessários para imigrar para a Austrália: saiba o que preparar

A Austrália é um país em crescimento, com uma economia variada, saúde pública eficiente, qualidade de vida e outras vantagens. E, como o Brasil e a Austrália estão buscando estreitar as relações entre eles, pode ser uma boa oportunidade para imigrar para as terras australianas. Neste artigo, você verá como imigrar para o “país dos Cangurus”, quais são os documentos necessários para imigrar para a Austrália e quais documentos devem ser traduzidos. Confira!

Como imigrar para a Austrália

Quem não possui cidadania australiana precisa receber uma autorização do Governo Australiano, ou seja, um visto para a Austrália para visitar a Austrália ou morar no país, seja temporariamente ou permanentemente.

O requerimento deve ser feito no Brasil, por meio da Embaixada da Austrália no Brasil, e possui diversos requisitos, de acordo com o visto a ser solicitado. 

Além dos documentos necessários para imigrar para a Austrália, que também variam conforme o tipo de visto, é necessário comprovar que possui condições financeiras para se manter no país durante o tempo de sua estadia. 

Os vistos mais comuns solicitados por brasileiros que desejam morar no país por mais de 3 meses são:

  1. Visto de estudante

O visto de estudante é um dos vistos mais solicitados por brasileiros que querem morar legalmente na Austrália. Ele concede permissão de residência para estudantes que pretendam estudar inglês, fazer um curso técnico ou superior no país. 

De acordo com o Departamento de Imigração e Cidadania da Embaixada Australiana, com esse visto é possível permanecer no país por até 5 anos, de acordo com a sua inscrição, e renovar o visto, se o seu objetivo for continuar os seus estudos. Par isso, você deve estar matriculado em um curso de tempo integral em uma instituição educacional reconhecida. 

Vale ressaltar que o Governo Australiano permite que o estudante trabalhe em paralelo aos estudos no país. 

  1. Visto de trabalho 

Existem diversos tipos de visto de trabalho na Austrália. Ele é uma boa oportunidade para garantir residência permanente no país. 

Para aplicar para este visto, é necessário possuir uma oferta de emprego em tempo integral e que a empresa comprove que há a necessidade da contratação de um cidadão estrangeiro (visto para profissional qualificado). Além disso, também é preciso comprovar proficiência em inglês, idioma oficial da Austrália. 

  1. Working Holiday Visa para brasileiros

O Working Holiday Visa para brasileiros é uma modalidade de visto para a Austrália que tem obtido destaque. 

Trata-se de um visto temporário (de até 12 meses de duração), que pode ser solicitado por jovens brasileiros com idade entre 18 e 30 anos, que pretendam ter a oportunidade de fazer um intercâmbio na Austrália para curtir férias prolongadas, ter a possibilidade de trabalhar para custear as suas despesas, além de treinar outro idioma. 

  1. Visto de residência permanente 

O visto de residência permanente na Austrália é uma das formas mais comuns de morar no país permanentemente. 

Geralmente, as maneiras mais comuns de se tornar um residente permanente na Austrália são adquirindo um visto permanente:  

  • De fluxo familiar;
  • De fluxo de trabalho;
  • De fluxo de negócios ou investidor.

Cada um deles possui algumas categorias, que devem se encaixar de acordo com a sua situação. 

Todos os detalhes de como conquistar um visto de residência permanente na Austrália podem ser vistos no artigo específico que fizemos sobre o tema. 

Vale a pena, também, acessar o Instagram @oiaustralia, para conferir experiências, dicas e curiosidades na Austrália que podem ajudá-lo a planejar a sua mudança para o país. A Yellowling possui parceria com a Oi Austrália e confia no seu trabalho. 

Documentos para imigrar para a Austrália

Como comentamos, os documentos necessários para imigrar para a Austrália variam de acordo com o tipo de visto que você irá solicitar; os mais comuns são: 

  • Passaporte válido;
  • Certidão de nascimento;
  • Visto válido;
  • Teste de proficiência em inglês;
  • Exame de saúde;
  • Certificado de polícia internacional de todos os países, incluindo seu país de origem, onde você passou um total de 12 meses ou mais nos últimos 10 anos desde que completou 16 anos;
  • Registros de serviço militar ou documentos de dispensa, caso você tenha servido nas forças armadas de qualquer país;
  • Formulário específico para o seu tipo de visto preenchido;
  • Comprovação de que não dívidas com o Governo Australiano;
  • Comprovação de que possui condições para se manter no país (imposto de renda, extrato bancário oficial, redigido pelo gerente do banco, dos últimos 3 meses, 3 últimos contracheques ou outro);
  • Carta de escola – COE (para estudantes);
  • Carta do empregador (para profissionais qualificados que receberam visto de trabalho para trabalhar na Austrália), entre outros. 

Quais documentos devem ser traduzidos?

Conforme esclarece o Governo Australiano, todos os documentos que não estiverem em inglês devem ser traduzidos para o idioma oficial da Austrália. 

Qual tipo de tradução devo utilizar?

A tradução NAATI é a tradução de documentos obrigatória para quem pretende imigrar para a Austrália, tirar visto, cidadania ou outro fim. Ela é a tradução oficial da Austrália, aceita pelo Governo Australiano para que os documentos que não estiverem em inglês sejam válidos no país. 

Onde realizar a sua tradução

O melhor lugar para realizar a tradução de documentos para imigrar para a Austrália é na Yellowling. Somos a maior empresa de traduções da América Latina e possuímos tradutores especializados para realizar a tradução NAATI, para que os seus documentos sejam válidos na Austrália. 

As traduções são feitas com qualidade e segurança, e todo o serviço é feito online, sem que você precise gastar tempo e dinheiro com deslocamentos. 

Faça agora mesmo o seu orçamento conosco, diretamente na nossa plataforma, e comprove que a Yellowling é também a maneira mais econômica de realizar a tradução de documentos.

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para imigrar para a Austrália, comuns à maioria dos casos de solicitação de visto, sugerimos que você verifique no site da Embaixada Australiana a modalidade de visto que você se encaixa, de acordo com os requisitos, e separe a documentação necessária para o seu caso.

Conte com a Yellowling para a tradução de seus documentos e boa sorte na sua aplicação!